Compartilhando a vida
Uma empresa enviou seus 12 gerentes para um treinamento outdoor, onde uma das tarefas era cruzar um rio. O instrutor pediu, então, para que eles se dividissem em três grupos de quatro pessoas. Foram, então, criados os grupos A, B e C.
O grupo “A” recebeu quatro tambores grandes e vazios, duas grandes toras de madeira, uma pilha de tábuas, um grande rolo de corda grossa e dois remos.
O grupo “B” recebeu dois tambores grandes, uma tora e um rolo de barbante.
Já o grupo “C” não recebeu recurso nenhum para cruzar o rio; eles foram orientados a usar recursos da natureza, caso conseguissem encontrar algum perto do rio ou na floresta.
Em seguida, o instrutor deu uma única instrução: Todos deveriam atravessar o rio em menos de quatro horas!
O grupo “A” não levou mais do que uma hora pra construir uma maravilhosa jangada. Em meia hora, atravessou o rio e chegou em segurança e com os pés enxutos no outro lado do rio, observando os outros grupos em sua luta desesperada para buscarem uma solução.
O grupo “B” teve um pouco mais de dificuldades, demorou um pouco mais, porém, também atravessou o rio.
Enquanto o Grupo “C” tentava atravessar o rio com os poucos recursos que tinha, sendo observados pelos oito gerentes que já haviam chegado ao outro lado, quase desfalecendo de tanto rir.
O Grupo “C’ se agarrou a um emaranhado de galhos e tentava mover-se em direção ao outro lado; porém, a correnteza o levava rio abaixo. Somente reunindo todas as forças que lhe restava foi que o último membro do grupo “C”, o gerente de Logística, todo arranhado e com os óculos quebrados, conseguiu atingir a margem, 200 metros rio abaixo.
Após observar tudo o que acontecera, o instrutor do treinamento perguntou:
– “Então, como vocês se saíram?”
O grupo “A” respondeu em coro:
– “Nós vencemos! Nós vencemos!”
O instrutor, então, respondeu:
– “Penso que vocês não entenderam bem. Vocês não foram solicitados a competir e vencer os outros. A tarefa seria concluída quando os três grupos atravessassem o rio em menos de quatro horas! Essa era a meta!”
Esta é uma situação muito comum nas empresas. Seus colaboradores estão mais preocupados em mostrar que são melhores que os outros, ao invés de empenhados no bem comum e focadas nos objetivos da companhia. É cada um por si.
Na vida social e pessoal, a coisa não é muito diferente. Vemos muitos casais competindo o tempo todo para mostrar quem é o melhor, quem é que manda.
Precisamos parar de encarar a vida como um jogo, e as pessoas como adversários. Precisamos observar e ter uma melhor compreensão dos problemas alheios e encontrarmos muito mais conforto e amizade no abraço de cada um.
Experimente acolher ao invés de julgar, perdoar ao invés de acusar e compreender ao invés de revidar! É difícil, mas é possível e extremamente gratificante.
Afinal, o maior prêmio de nossa existência está na capacidade de compartilharmos a vida!
Desconheço a autoria.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
Relacionado
This entry was posted on 11/09/2013 at 6:03 and is filed under Reflexão, Relacionamentos with tags Abraço, Acusar, Adversários, Amizade, Óculos, Barbante, Capacidade, Casais, Colaboradores, Companhia, Competir, Compreender, Compreensão, Conforto, Corda, Correnteza, Dificuldades, Empresa, Existência, Floresta, Forças, Galhos, Gerentes, Gratificante, Grupos, Horas, Instrutor, Jangada, Jogo, Julgar, Logística, Luta, Madeira, Membro, Meta, Natureza, Objetivos, Pés, Perdoar, Pessoal, Pessoas, Prêmio, Problemas, Profissional, Recursos, Remos, Revidar, Rio, Segurança, Social, Solução, Tambores, Tarefas, Tábuas, Tempo, Treinamento, Vida. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
28/06/2016 às 9:06
Muito bom o post irei usar em DDS e treinamentos.
Posso?
CurtirCurtir