Maria-Mole de coco queimado

Maria-mole é uma sobremesa tipicamente brasileira preparada com açúcar, claras de ovos e gelatina incolor, com cobertura de coco. Sua consistência é muito similar ao marshmallow, porém, sem ser pegajosa.

Conta a história que esse doce teria sido criado por um fabricante de doces, descendente de italianos, chamado Antonio Bergamo. Na tentativa de aproveitar claras de ovos que sobravam do preparo de outros doces, ele conseguiu um suspiro mais consistente adicionando gelatina à receita.

Após esfriar, ele verificou que, ao contrário das suas expectativas, o doce não havia endurecido, ficando meio mole. Daí surgiu o nome Maria-Mole.

Como eu já havia comentado anteriormente, quando publiquei a receita do Pudim de Maria-Mole, esse doce tem gosto de infância. Desde aquelas que a gente comprava nas quitandas do bairro e vinha com um brinquedinho, até as que eram feitas em casa, grandonas e com bastante coco ralado!

Espero que gostem deste doce simples, fácil e rápido de preparar, lembrando que existem variações no preparo desta sobremesa, inclusive algumas em que não se utilizam claras de ovos.

Maria-mole de coco queimado

Ingredientes

2 pacotes de coco ralado (200 g)
6 ovos (somente as claras)
2 xícaras (chá) de açúcar
2 envelopes de gelatina incolor (24 g)
água para hidratar a gelatina

Modo de preparo

Em uma frigideira, doure o coco ralado e reserve.

Em uma tigela, misture as claras de ovos, o açúcar e leve ao fogo em banho-maria. Quando a água começar a ferver, mexa sem parar durante um minuto. Retire a tigela do banho-maria e leve à batedeira, começando em velocidade baixa, aumentando à medida que for encorpando. Bata durante 5 minutos.

Sem parar de bater, junte a gelatina hidratada e dissolvida de acordo com as instruções da embalagem. Bata por mais 5 minutos.

Em uma assadeira untada com margarina e polvilhada com metade do coco reservado, despeje a maria-mole. Por cima, polvilhe o restante do coco e leve à geladeira por 4 horas.

Corte em quadrados e sirva.

Sugestões

1. utilize coco ralado fresco, se preferir.
2. substitua o coco por chocolate granulado.
3. use gelatinas coloridas na mistura da maria-mole para dar cores ao doce.
4. corte em outros formatos.

By Joemir Rosa.

Uma resposta to “Maria-Mole de coco queimado”

  1. Charito Peraza Says:

    já fiz a receita de maris-mole sem por clara de ovo, e fico perfeita, e ao ler tua receita que leva clara de ovo, me surgiu uma dúvida, que é a seguinte: Em que influi na textura da maria-mole, na clara de ovo

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: