Capuccino cremoso

O capuccino é uma tradicional bebida italiana que possui, como ingredientes principais, o café e o leite. No Brasil, é comum utilizar ainda o chocolate em pó misturado aos demais componentes, dando um toque mais saboroso à bebida.

A diferença do capuccino para as outras variações de café expresso está na textura e temperatura do leite utilizado na preparação. A bebida típica utiliza o leite vaporizado, que cria uma pequena camada de espuma, dando ao café uma textura aveludada, cremosa e brilhante.

Variações populares do cappuccino como o café latte e o macchiato consistem basicamente na alteração das proporções dos ingredientes. O uso de chocolate em pó no cappuccino é uma prática comum no Brasil, mas não faz parte da receita tradicional italiana.

O termo “cappuccino” vem do século XVI e tem sua origem nos frades pertencentes a um ramo da ordem franciscana, já que “cappuccio” deriva de capuz (do latim cappa), pois assim os frades franciscanos são chamados devido ao capuz que trazem preso ao hábito. O nome da bebida deve-se à sua cor, que lembra a do hábito dos frades capuchinhos.

Na Itália, o cappuccino é consumido geralmente pela manhã, como parte do café-da-manhã, apesar de não ser incomum ver os italianos bebendo-o durante o dia – não acompanhando uma refeição. Nos outros países é consumido durante o dia ou após o jantar.

Como foi dito acima, existem inúmeras variações de receitas e a que publico hoje é uma das mais saborosas e cremosas que já experimentei. Simples e fácil de preparar, além de ser uma excelente e econômica opção para oferecer às visitas!

Capuccino cremoso

Ingredientes

400 g de leite em pó
50 g de café solúvel em pó
8 colheres (sopa) de chocolate (ou achocolatado) em pó
10 colheres de açúcar refinado
1 caixinha de pó para chantilly
1 colher (sopa) bicarbonato de sódio
1 colher (sobremesa) de canela em pó

Modo de preparo

Separe todos os ingredientes em pequenos recipientes em suas respectivas quantidades. Em seguida, vá despejando todos os ingredientes em uma peneira, começando pelo café solúvel. Depois adicione os demais ingredientes e vá peneirando com a ajuda de uma colher. Misture tudo muito bem. Se quiser uma mistura bem fina e leve, passe essa mistura pela peneira mais uma vez.

Guarde a mistura em potes fechados e na hora de servir basta acrescentar 2 colheres de sobremesa em 1 xícara de leite quente ou água.

Caso deseje um capuccino mais cremoso ainda, coloque creme chantilly por cima e polvilhe canela em pó. Ou, bata no liquidificador até ficar bem cremoso.

By Joemir Rosa.

Uma resposta to “Capuccino cremoso”

  1. […] Ainda mais nestes dias gelados que estamos enfrentando, vai bem com aquele chocolate quente ou capuccino cremoso da […]

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: