Bacalhau à Portuguesa

O bacalhau aqui no Brasil ganha um pouco mais de exposição em épocas sazonais como a quaresma, a semana santa e a Páscoa. Basta ver na TV ou nas revistas de culinária para encontrar diversas e saborosas receitas.

É uma pena que ele não tem muito espaço em outras datas do ano. Talvez por falta de hábito do brasileiro, ou até mesmo pelo preço, geralmente tão “salgado” quanto o próprio peixe, o consumo ainda é muito pequeno por aqui.

Se o caso é o preço, sugiro esperar passarem essas datas comemorativas e aí, sim, comprar o bacalhau com preço mais acessível. De qualquer forma, sempre faça uma boa pesquisa de preços em vários supermercados e distribuidores.

Para a semana santa não faltam outras opções de peixes, como o robalo, o linguado, o atum, a sardinha, a anchova e os peixes de água doce. De qualquer forma, resolvi postar uma receita mais tradicional hoje, que pode ser preparada em qualquer ocasião, seja na semana santa ou no final do ano. O bacalhau à moda portuguesa é um prato típico lusitano, muito gostoso e fácil de fazer.

Bacalhau à Portuguesa

Ingredientes

1 kg de Bacalhau do Porto
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
3 tomates
3 cebolas
10 batatas pré-cozidas
2 ovos cozidos
1 vidro de palmito
azeite extra virgem
azeitonas pretas portuguesas
orégano a gosto

Modo de preparo

Comece limpando bem o bacalhau, retirando o couro das postas ainda secas e, em seguida, dessalgue-o colocando em um pirex com água e deixando na geladeira por 24 horas. Durante esse tempo, troque a água pelo menos umas três ou quatro vezes.

Depois desse período, coloque as postas em uma panela com água, leve ao fogo e tire quando começar a ferver. Repita esse processo mais duas vezes, sem deixar que as postas se desmanchem.

Em seguida unte um pirex grande com azeite, coloque as postas do bacalhau, as batatas, os pimentões, os tomates, os ovos cozidos cortados em rodelas, o palmito também em rodelas grossas (não se esqueça de fervê-lo antes de usar para evitar contaminação), e as cebolas cortadas em rodelas (acerte o sal, se achar necessário).

Regue generosamente com o azeite extra virgem e salpique um pouco de orégano. Lembre-se que é essencial usar um bom azeite extra-virgem.

Leve ao forno por 30 minutos e, antes de servir, adicione as azeitonas.

Sugestão: algumas pessoas preferem dar uma boa refogada no bacalhau com alho, a cebola, azeite, os pimentões e salsinha em vez de orégano, antes mesmo de montar e levar ao forno.

Pronto, sirva em seguida e ….. boa Páscoa!!!!

By Joe.

Uma resposta to “Bacalhau à Portuguesa”

  1. […] Em diversas oportunidades, postei receitas com o bacalhau como ingrediente principal: Salada de Bacalhau, Escondidinho de Bacalhau, Bolinhos de Bacalhau, Empadão de Bacalhau, Pastel de Bacalhau do Mercadão e o Bacalhau à Portuguesa. […]

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: