Resultados
Outro dia, conversando com uma amiga que me contava sobre o péssimo relacionamento que tinha virado seu casamento, sentindo-se fracassada, eu comecei a pensar: “algumas palavras a gente deveria eliminar do nosso vocabulário!”
Explico: por exemplo, as palavras fracasso, derrota, insucesso deveriam ser banidas da nossa língua. Aliás, de qualquer língua.
Sabem por que? É que quando uma pessoa diz que fracassou em qualquer coisa em sua vida, logo aparece alguém e quer saber o motivo. Normalmente, perguntam “por que?”. E essa pergunta, feita com essa expressão, só faz com que as pessos busquem justificativas: “fracassei porque não fiz isto, não fiz aquilo, fracasssei porque choveu, porque fez muito sol, porque, porque, porque …”
Então, proponho que um novo comportamento linguístico seja adotado. Em vez de falar em fracasso, insucesso, derrota, que tal substituir todas essas expressões por uma única palavra: “resultado”?
Se falarmos em resultado, a pergunta fatal deixaria de ser “por que?” e passaria a ser “como?”. Como eu cheguei a esse resultado? Essa expressão faz com que, ao invés de buscarmos justificativas vazias, analisemos todo o processo que nos levou a aquele “resultado”! “Eu cheguei a esse resultado tomando tal caminho, fazendo desta forma, daquele jeito, assim, assado, etc!”
É muito mais útil fazer uma análise de todo o caminho percorrido, de todo o processo, do que apenas buscar justificativas sem fundamento! Analisando o percurso fica mais fácil entendermos cada passo dado, cada alternativa tomada, step by step! Com isso, frente a essa análise do percurso percorrido, podemos detectar o ponto de onde nos desviamos do objetivo primeiro, retomarmos a partir dali e, mais facilmente, chegarmos aonde queríamos!
Pensem nisso!
By Joe
O que achou do post acima? Deixe seus comentários!