Antepasto de berinjelas

AntepastoNão foi apenas o sotaque que os moradores de bairros como Moóca, Brás e Bixiga herdaram dos imigrantes italianos que chegaram a São Paulo no século passado. Além do “jeito italianado de falar”, essa gente tem também o gosto pelas festas.

As festas italianas que acontecem em São Paulo tem muitas coisas em comum: celebram santos, oferecem muita comida gostosa, música e alegria. Com isso, preservam-se tradições religiosas, culturais e gastronômicas.

As festas mais famosas são: San Francesco di Paula, San Vito, Nossa Senhora de Casaluce, Nossa Senhora Achiropita e San Gennaro Mártir.

Em todas elas são instaladas barracas onde podemos saborear pratos típicos italianos, como fogazza, fricazza, polentas à bolognesa e frita, antepasti, sardela, peperone e malanzanas al forno, calabresas, macarronada, pizzas, espetos de carne, frango e linguiça, além de doces típicos, entre eles sfogliatelli e canole.

Neste sábado destaco uma iguaria muito apreciada em todas essas festas e que pode ser preparada em casa com muita facilidade, para ser servida em churrascos, festas, reuniões, acompanhando mesa de pães, queijos, frios e vinhos!

Como sempre, variações existem aos montes, tanto de ingredientes como na forma de preparar. Cada um pode tirar ou adicionar ingredientes conforme o gosto. A receita abaixo é a que eu preparo e curto. Uma dica é preparar com antecedência de uns 2 ou 3 dias para marinar e ficar mais saborosa.

Antepasto de berinjelas

Ingredientes

4 berinjelas
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
2 cebolas grandes
8 dentes de alho esmagados
1 xícara (chá) de azeitonas pretas e verdes, picadas
1 xícara (chá) de azeite extra virgem
½ xícara (chá) de vinagre tinto ou balsâmico
2 folhas de louro
sal, pimenta calabresa e orégano a gosto
cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Corte as berinjelas, os pimentões e as cebolas em tiras e arrume em camadas num refratário retangular ou forma de alumínio. Espalhe também o alho picado, as folhas de louro, o sal, a pimenta calabresa e o orégano. Regue com o azeite e o vinagre. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido bem quente (200º C) por 15 minutos.

Tire do forno, acrescente as azeitonas e o cheiro verde, dando uma mexida para que todos os temperos se espalhem por todos os ingredientes e leve novamente ao forno (coberta com o papel alumínio) até que a berinjela seque e fique escura (um pouco mais de 1 hora). A cada meia hora de uma espiada, acrescente mais azeite, caso seque demais, e misture bem.

Sirva com pão italiano, com carnes e queijos acompanhado de um bom tinto italiano!

Uma resposta to “Antepasto de berinjelas”

  1. Claudia Says:

    Hummmmmm!!!!!!!
    Além de ser deliciosa, esta receita me traz doces recordações rsss
    bjsssss

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!