Palavras

Palavras

Palavras não são apenas palavras. Elas têm disposição de ânimo, climas próprios.

Quando uma palavra se aloja dentro de você, ela traz um clima diferente à sua mente, uma abordagem diferente, uma visão diferente. Chame a mesma coisa de um nome diferente e perceberá: algo fica imediatamente diferente.

Existem as palavras dos sentimentos e as palavras intelectuais. Abandone cada vez mais as palavras intelectuais, use cada vez mais palavras dos sentimentos.

Existem palavras políticas e palavras religiosas. Abandone as palavras políticas.

Existem palavras que imediatamente criam conflito. No momento em que você as pronuncia, surgem discussões. Assim, nunca use uma linguagem lógica e argumentativa. Use a linguagem do afeto, do carinho, do amor, para que não surja discussão alguma.

Se você começar a ficar consciente disso, perceberá uma imensa mudança surgindo. Se você estiver um pouco alerta na vida, muitas infelicidades poderão ser evitadas.

Uma única palavra pronunciada na inconsciência pode criar uma longa corrente de aflição. Uma leve diferença, apenas uma virada muito pequena, e isso cria muita mudança.

Você deveria ser muito cuidadoso e usar as palavras quando absolutamente necessário. Evite palavras contaminadas. Use palavras arejadas, não controversas, que não são argumentos, mas apenas expressões de suas impressões. Se você puder se tornar um especialista em palavras, toda a sua vida será totalmente diferente.

Se uma palavra trouxer infelicidade, raiva, conflito, dor ou discussão, abandone-a. Qual é o sentido de carregá-la? Substitua-a por algo melhor.

O melhor, às vezes, é o silêncio, depois é o canto, a poesia, o amor.

By Osho.

Anúncios

2 Respostas to “Palavras”

  1. Ana Júlia Says:

    Há quem profira que palavras leva-as o vento…não concordo. Há palavras que ferem e de que maneira…por vezes é melhor que nos deem uma bofetada…nada como pensar duas vezes antes de falarmos. Por vezes o silêncio é a melhor opção…Ao proferirmos palavras que sejam de afeto e de erudição. Excelente texto para refletir. Boa noite!

    Curtir

  2. Li um livro excelente: “Há poder em suas palavras”, Don Gossett que aborda com muita propriedade o poder que existe nas palavras, inclusive o autor ilustra com exemplos por ele vivenciados.
    Não foi à toa que , ao seu interpelado sobre os seus discípulos não lavarem as mãos antes de comerem, Jesus haver respondido que : “o que contamina o homem não é o que lhe entra pela boca mas o que dela sai porque porque provém do coração”.
    Sempre considerei de muita profundidade estas palavras de Cristo até porque hoje em dia o “modismo” de ser vegetariano assola o mundo. Ao que indago: tornaram-se por amor aos animais ou por esnobismo ? E o que será que provém do coração de tais criaturas??

    bjs

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: