Respeito ao mais experiente

Respeito ao mais experiente

A expectativa de vida dos japoneses é uma das mais altas do mundo: 85 anos de idade para mulheres e 78 para homens. Além disto, o Japão é o país onde se concentra o maior número de centenários. São mais de 30 mil pessoas com idade igual ou superior a 100 anos e este número vem crescendo consideravelmente. Em 2003, estimava-se apenas 20 mil deles.

O segredo desta longevidade toda é a alimentação saudável, menos industrializada que a dos países ocidentais. Mas outro fator coopera e muito: a qualidade de vida que o Japão oferece aos seus cidadãos, incluindo respeito e tratamento diferenciado que os idosos recebem dos mais jovens.

O respeito aos mais velhos é parte da tradição milenar japonesa, vem de berço – as crianças aprendem com os pais a reverenciar e respeitar a opinião dos avós. E esta cultura segue para todos os segmentos da sociedade. Nas escolas, o respeito aos mestres é sagrado. Os professores são muito valorizados, tendo sua importância reconhecida como fundamental na formação da criança.

Nas indústrias, a hierarquia é soberana, seguindo a escala superior, o respeito ao líder mais experiente é uma norma rígida nas empresas, que todos seguem ao pé da letra. Alguns ocidentais consideram tais atitudes, submissas, porém elas fazem parte da cultura japonesa de ouvir o mais velho, a voz da experiência.

Após ver o país destruído pela guerra, o povo permaneceu firme, sem desespero, esperando a decisão do seu líder maior, o Imperador, que pediu calma e esforço para reconstruir o país, salientando que, a partir daquele momento, tomando as lições que a guerra trouxe, o Japão tornar-se-ia uma nação pacífica e prosperaria com o esforço de cada cidadão.

A população confiou no seu líder e suas palavras se concretizaram. Hoje, o país é uma grande potência econômica e, acima de tudo, pacífica. Aliás, o respeito e a veneração pela família imperial, são unânimes, desde a criança até o mais velho, do mais humilde cidadão até o Primeiro Ministro. Todos, sem distinção, reverenciam seu líder maior.

A cultura do respeito aos idosos é tão enraizada na sociedade japonesa que foi instituído uma data comemorativa. Na terceira segunda-feira do mês de setembro, é comemorado o Dia de Respeito ao Idoso.

A ideia surgiu em 1947, quando uma pequena aldeia, na província de Hyogo, resolveu oficializar a data como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses, que sempre contribuíram para o país com sua sabedoria e seu trabalho.

O Dia de Respeito ao Idoso é uma data criada exclusivamente no Japão, ao contrário do Dia das Mães, por exemplo, que foi “importada” dos países ocidentais. Neste dia, as famílias se reúnem e celebram junto aos seus entes mais velhos.

Desconheço a autoria.

2 Respostas para “Respeito ao mais experiente”

  1. Ana Júlia Machado Says:

    A idade nos países Ocidentais já foi um posto. Agora é motivo de chacota e como diz no texto é submissão obedecer aos mais velhos. Nunca me apercebi como agora, a falta de respeito que existe para com os mais idosos. São mal tratados, enxovalhados e abandonados. Os valores efetivamente já eram…É que por cá a esperança de vida também aumentou muito. Há muitos idosos e muito pouca gente a nascer. Já somos um população envelhecida. Mas nem assim são respeitados. Os educadores demitiram-se do seu papel primordial…educar. Só que igualmente eles envelhecem. Um dia irão se aperceber do erro cometido, mas da pior maneira. Excelente texto para reflexão. Mas são poucos o que querem refletir e ler aos seus.

    Curtir

  2. No Brasil o idoso é considerado um estorvo pela grande maioria da população. Serve apenas para pagar, com a sua aposentadoria, as contas dos mais jovens enquanto estes gastam a mixaria que têm com supérfluos, para cuidar de netos enquanto os pais sacolejam nas baladas e por aí…
    Eu me imponho!! Pra cima de mim,NÃO!
    Só seremos explorados e usados se permitirmos que isto aconteça.
    Fui criada e educada ,pelos meus pais, respeitando o idoso e sempre o fiz e acredito que, por isto mesmo, aceito a velhice como a coisa mais natural da vida. beijos…

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: