Só a morte desperta nossos sentimentos

Só a morte desperta nossos sentimentos

Não amaremos talvez insuficientemente a vida?

Já notou que só a morte desperta os nossos sentimentos? Como amamos os amigos que acabam de deixar-nos, não acha?! Como admiramos os nossos mestres que já não falam, com a boca cheia de terra!

A homenagem surge, então, muito naturalmente, essa mesma homenagem que talvez eles tivessem esperado de nós, durante a vida inteira. Mas sabe porque nós somos sempre mais justos e mais generosos para com os mortos? A razão é simples! Para com eles, já não há deveres.

É assim o homem… tem duas faces. Não pode amar sem se amar.

Observe os seus vizinhos, se por acaso acontece um falecimento no prédio. Dormiam na sua vida monótona e eis que, por exemplo, morre o porteiro. Despertam imediatamente, atarefam-se, enchem-se de compaixão.

É preciso que algo aconteça, eis a explicação da maior parte dos compromissos humanos. É preciso que algo aconteça, mesmo a servidão sem amor, mesmo a guerra ou a morte.

Vivam, pois, os enterros!

By Albert Camus.

2 Respostas to “Só a morte desperta nossos sentimentos”

  1. Concordo plenamente e considero totalmente errôneo este comportamento. Outro dia eu até publiquei um post incentivando a oferecermos flores, inda que virtuais, enquanto estamos a caminho…lado a lado…depois de morta pra que me servirão as flores??? bjs

    Curtir

  2. ACREDITO SER NA MAIORIA UM COMPORTAMENTO DE ACOMODAÇÃO MESMO,AFINAL NÃO SOMOS PERFEITOS,MAS PODEMOS MUDAR ISSO…ME EMCIONEI COM ESTE BELO TEXTO,BJSSSSSSS

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!