Os dois lados do cérebro
Nosso cérebro é composto de dois lados: o esquerdo e o direito! Cada um desses lados é responsável por diversas atividades.
O lado esquerdo do cérebro poderia se auto-descrever assim:
“Eu sou o lado esquerdo do cérebro. Eu sou um cientista. Um matemático. Eu amo o que é familiar. Eu categorizo. Eu sou preciso. Linear. Analítico. Estratégico. Eu sou prático. Sempre no controle. Um mestre das palavras e da linguagem. Realista. Eu calculo equações e brinco com números. Eu sou ordem. Sou lógico. Eu sei exatamente quem eu sou.”
Portanto, é o responsável pelo pensamento lógico!
Já o lado direito do cérebro diria:
“Eu sou o lado direito do cérebro. Eu sou a criatividade. Um espírito livre. Eu sou paixão. Saudade. Sensualidade. Eu sou o som de gargalhadas. Eu sou o gosto. A sensação de areia embaixo de pés descalços. Eu sou movimento. Cores vivas. Eu sou o desejo de pintar sobre uma tela vazia. Eu sou a imaginação sem limites. Arte. Poesia. Eu sinto. Eu sou tudo o que eu queria ser.”
É o lado gerador da criatividade!
Baseado nessas premissas, acesse o link abaixo, faça um teste de 30 segundos e descubra qual o lado dominante do seu cérebro:
http://pt.sommer-sommer.com/teste-cerebro/
Depois, se quiser, comente o que achou do teste e o resultado!
Agora que você já descobriu qual o lado dominante do seu cérebro, saiba que a ciência já comprovou que é possível estimular ambos os lados, proporcionando pensamentos mais complexos e inovadores.
Alguns exercícios para estimular os dois lados podem ser feitos a partir de algumas atitudes:
1. Capture novas ideias
Preste atenção ao seu redor e colete ideias e inspiração a partir do seu dia a dia. Tente se inspirar quando estiver lendo jornais, revistas, assistindo programas de televisão ou um filme, etc. Instale aplicativos em seu smartphone como o Evernote, por exemplo, que facilita a anotação de ideias – além de salvar o arquivo tanto no seu celular quanto no seu computador. Depois de coletar um volume considerável de ideias, compartilhe-as com seus colegas de trabalho. Dessa forma, o brainstorm terá muito mais efeitos positivos.
2. Desafie-se
Tente realizar tarefas que ampliem a sua área de conforto. Inscreva-se em um curso de idiomas e aprenda uma nova língua, etc. Crie oportunidades para que você possa ultrapassar barreiras e estimular o seu cérebro.
3. Aumente o seu conhecimento
A inovação pode surgir de qualquer lugar. Portanto, invista em cursos de especialização ou de alguma área que você ache interessante. Não limite o seu conhecimento à sua área de atuação e abra a sua mente para novos conceitos e ideias – nunca se sabe de onde virá uma ideia inovadora.
4. Conheça novas pessoas e lugares
Não fique no “mesmismo” e conheça novas pessoas e lugares. Ao invés de fazer seu trabalho de faculdade no seu quarto, leve o seu notebook até uma biblioteca, por exemplo. Quando for a uma festa, converse com outras pessoas e crie novas amizades. Ao fazer isso, você estará sempre estimulando o seu cérebro a absorver novas informações e se adaptando a novas situações.
Faça isto e amplie seus horizontes mentais!
Leia mais sobre os dois lados do nosso cérebro no link abaixo:
https://demodelando.wordpress.com/2009/10/21/uma-mente-dois-cerebros
By Joemir Rosa.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
Relacionado
This entry was posted on 08/06/2014 at 6:08 and is filed under Ciência with tags Amizades, Analítico, Aplicativos, Areia, Arquivo, Arte, Atitudes, Atividades, Barreiras, Biblioteca, Brainstorm, Cérebro, Celular, Ciência, Cientista, Colegas, Complexos, Computador, Conforto, Conhecimento, Controle, Cores, Criatividade, Curso, Desafios, Desejo, Dominante, Equações, Espírito, Especialização, Estratégico, Evernote, Exercícios, Faculdade, Familiar, Festa, Filmes, Gargalhadas, Gosto, Horizontes, Ideias, Idiomas, Imaginação, Informações, Inovação, Inspiração, Jornais, Lados, Lógico, Limites, Linear, Linguagem, Link, Livre, Lugares, Matemático, Mente, Mestre, Movimento, Números, Notebook, Oportunidades, Ordem, Paixão, Palavras, Pés, Pensamentos, Pessoas, Poesia, Prático, Quarto, Realista, Responsável, Resultado, Revistas, Saudade, Sensação, Sensualidade, Situações, Smartphone, Som, Tarefas, Tela, Televisão, Teste. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
08/06/2014 às 11:44
[…] Os dois lados do cérebro. […]
CurtirCurtir
08/06/2014 às 19:50
Fiz o teste e recebi parabéns, eu o utilizo de forma equilibrada. Resultado: 59% lado direito e 41 % o esquerdo.Penso que é isso mesmo. bjs
CurtirCurtir
09/06/2014 às 4:52
Excelente, o lado esquerdo ser racional e o direito ser a criatividade e não se falar em religiosidade. (Vou ler mais)
CurtirCurtir
18/12/2016 às 21:41
Estou treinando a dominancia cruzada (muito proximo da ambidestria palavra mais usada para quem não tem preferencia de escrita com uma mao ou a outra) e realmente com o treino o teste das cores foi mais facil de fazer.
CurtirCurtir