O jardim secreto de cada um
Há dentro de todos nós essa necessidade de ter, em algum lugar, nosso jardim secreto, não onde vamos confinar nossos segredos, mas onde podemos ter um encontro real e exclusivo conosco.
Umas pessoas sentem mais essa necessidade que outras, mas estar consigo de vez em quando, interiorizar-se, colocar ordem nos pensamentos, ou simplesmente abandonar-se, é vital ao equilíbrio de todos nós.
Em todo relacionamento onde o amor existe, esse espaço deve ser conservado como o limite de cada um. Os relacionamentos fusionais que ultrapassam essas barreiras acabam por destruir-se, pois amar é também respeitar que a outra pessoa tenha seu recanto, seus pensamentos e, por que não, seus próprios amigos, próprias ideias e sonhos.
As pessoas não precisam estar juntas cem por cento do tempo para provarem que se amam. Elas se amam por que se amam e pronto. Dar ao outro um pouco de espaço, um pouco de ar para respirar, é dar-lhe também a oportunidade de sentir falta de estar junto. E isso vale tanto para os amores como para as amizades.
As cobranças intermináveis, resultados de carências afetivas, acabam por sufocar a outra parte e cria, na que pede, espera, expectativas, ansiedades que a tornarão infeliz, pois ela verá como desamor qualquer gesto que não corresponda ao que espera.
Amar é deixar o outro livre para ficar ou para se retirar. É respeitar seu silêncio e seu desejo de solitude. E é deixá-lo livre para ir e voltar quando o coração pedir, quer isso seja numa cidade ou dentro de uma casa.
Nada impede que um grande e lindo jardim seja construído juntos e que, de mãos dadas, se passeie por ele, com o peito cheio de felicidade e a cabeça cheia de sonhos… mas ainda assim, o jardim secreto de cada um deve ser mantido como lugar único e que vai, no fim das contas, enriquecer as relações.
By Letícia Thompson.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar por email a um amigo(abre em nova janela)
Relacionado
This entry was posted on 22/04/2014 at 18:23 and is filed under Inspiração, Reflexão with tags Amigos, Amizades, Amor, Ansiedades, Ar, Barreiras, Cabeça, Carências, Casa, Cidade, Cobranças, Coração, Desejo, Encontro, Equilíbrio, Espaço, Expectativas, Felicidade, Gesto, Ideias, Jardim, Letícia Thompson, Limite, Livre, Lugar, Mãos, Oportunidade, peito, Pensamentos, Pessoas, Recanto, Relações, Relacionamento, Respeito, Secreto, Segredos, Silêncio, Solitude, Sonhos, Tempo. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
22/04/2014 às 18:53
O título deixou minh’alma alvoraçada…viajei!! Amei! Assim que deve ser!! Mas nem sempre respeitamos o “jardim secreto de cada um…” e desejamos conhecê-lo, invadi-lo, colher as flores, regá-las e, sem nos darmos conta, nos transformamos em “ervas daninhas” …é péssimo!!
CurtirCurtir
22/04/2014 às 19:46
[…] O jardim secreto de cada um. […]
CurtirCurtir
23/04/2014 às 0:04
O Jardim secreto de cada um. Muito boa essa Ensinança.
CurtirCurtir
23/04/2014 às 15:56
Muito importante ! Nada de cobrança . Quando dá saudade os dois sentem . E naquele dia ,serão muito felizes !!
CurtirCurtir
23/04/2014 às 18:23
Também há limites para o que ficará secreto para cada um. É interessante que quem está junto tenha com clareza que tipo de coisa ficará guardada. Não é necessário saber os segredos, mas é fato ter ciência que os segredos não quebrarão outros acordos que o casal já tenha. Por isso, a situação se resume em boa comunicação, em um acordo praticamente, onde há um compromisso de não se invadir o jardim secreto do outro, mas de antemão sabe-se que ali não haverá outros princípios ou conceitos fundamentais que se tenha combinado.
CurtirCurtir
23/04/2014 às 18:29
Perfeita análise, Bruno! O importante é que haja transparência e comunicação na relação, onde todos os princípios estejam claros entre todos! Não há necessidade de invasão e nem de apropriação do jardim secreto do outro!
Uma ótima noite, Bruno!!
CurtirCurtir
24/04/2014 às 16:08
Linda reflexão !!
CurtirCurtir