Escapando da prisão da falta de autoconfiança
Sempre que alguém não acredita no próprio valor e se recusa a olhar para dentro com olhos generosos, lançando luz sobre suas qualidades e sobre o que existe de bom em sua vida, está escolhendo viver como indigente num universo abundante de todo tipo de riquezas.
É interessante observar que as pessoas com baixa autoestima são as que mais exigem de si a perfeição. E como a perfeição não é atingível neste mundo, encontram uma justificativa para não entrar em ação. Pois, já que não podem ser perfeitos, não agem.
Justificativas e desculpas são barreiras que obstruem o caminho para a construção da autoconfiança. O antídoto é fazer o possível, da melhor forma que puder, com aquilo que se tem, a cada momento.
Outro obstáculo para adquirir autoconfiança é o hábito de se comparar com outras pessoas, colocando-se invariavelmente numa posição de desvantagem. Isso gera a ideia de que os outros são melhores do que você e que conseguem fazer o que você não conseguiria, mesmo que tentasse.
A autoimagem negativa leva a pessoa a ser menos bonita, menos capaz, menos inteligente, menos tudo o que os outros são, têm e podem fazer de bom.
Se você não se der, realmente, a oportunidade de experimentar fazer diferente, não mudará a forma como vê a si próprio.
De quem é a escolha? Sua!
Você pode passar uma vida inteira lamentando situações e experiências passadas, ressentido em relação ao que não recebeu dos pais, da família, da sociedade, ou pode assumir o controle da sua vida e dar a virada.
Talvez você tenha dificuldade para aceitar a ideia de que a autoconfiança é uma decisão. E é. A verdade é que, desde que se disponha a fazer o trabalho necessário, todo mundo pode adquirir confiança em si mesmo. O mais importante no processo de construção da autoconfiança é a sua atitude!
Desconheço a autoria.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
Relacionado
This entry was posted on 23/12/2013 at 6:06 and is filed under Inspiração with tags Ação, Antídoto, Atitude, Autoconfiança, Autoestima, Autoimagem, Barreiras, Bom, Bonita, Caminho, Capaz, Confiança, Construção, Controle, Decisão, Desculpas, Desvantagem, Dificuldade, Escolha, Experiências, Família, Forma, Hábito, Ideia, Importante, Indigente, Inteligente, Justificativa, Momento, Mundo, Negativa, Obstáculo, Olhos, Oportunidade, País, Perfeição, Pessoas, Posição, Processo, Qualidades, Riquezas, Situações, Sociedade, Trabalho, Universo, Valor, Verdade, Vida, Virada. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
23/12/2013 às 19:11
Perfeito ninguém é…até porque como refere o texto a perfeição é inatingível…e até não seria bom…Mas, realmente, a auto estima baixa também nãonos leva a parte alguma….as pessoas têm que gostar de si para gostar dos outros e conseguir seus objetivos e terem uma vida minimamente digna. Se não conseguirem levar a auto estima toda a vida vão ser prisioneiras de si mesmas. Mas, geralmente, as pessoas que possuem uma auto-estima fraca, têm muita dificuldade em aceitarem e mudarem a postura. Precisam de ser muito bem trabalhadas e elas também se esforçarem para mudar…e assim, conseguirem alcançar a liberdade, confiança para prosseguirem a caminhada…..
CurtirCurtir