A sabedoria
De acordo com uma antiga lenda, houve um tempo em que os simples mortais tinham acesso ao conhecimento dos deuses. No entanto, eles não davam importância a essa sabedoria.
Um dia, os deuses se cansaram de ser generosos e decidiram esconder o conhecimento da verdade. Os mortais, dali para frente, teriam que se esforçar para obtê-la.
Um dos deuses sugeriu que a enterrassem bem fundo na terra.
– “Não! Seria muito fácil cavar e desenterrá-la!”
– “Vamos colocá-la no mais profundo dos oceanos!” – sugeriu outro.
A ideia também foi rejeitada. As pessoas aprenderiam a mergulhar e, assim, poderiam encontrar a sabedoria com facilidade.
Surgiu a proposta de escondê-la no topo da montanha mais alta que havia. Mas houve rápida concordância geral de que as pessoas poderiam escalar a montanha.
Finalmente, um dos deuses mais sábios sugeriu:
– “Vamos esconder bem fundo, dentro das próprias pessoas. Elas jamais vão pensar em procurar nesse lugar!”
Assim foi feito – e é lá que a sabedoria continua ainda hoje!
Desconheço a autoria.
20/12/2013 às 23:00
Deveras a das mais sensatas resoluções…As pessoas quando possuem os factos a seu frontispício esbanjam…são de um comodismo que embebe dó…e estas são as que se pranteiam….Quando as pessoas têm carências moderam e dão corda aos sapatos… a ver se não se aplicam a caminho e descortinam aquilo que lhes faz falta. Pois a sapiência está no nosso íntimo…mas se não a laborarmos não serve para coisa alguma…..As pessoas nem se enxergam que a desfrutam…por isso é que o tal sábio mandou colocar no sítio, no fundo mais acessível…..Mas o pior cego é aquele que tem olhos e não quer ver. O cego é mais douto…..Tem que a diligenciar…não tem visão mas tem uma cabeça para pensar…os sentidos para apalpar…e os ouvidos para escutar…..Para muitos jamais a sabedoria vai ser encontrada….O caminho é facultado…elegem a incultura…..A pior arma que existe…mas também não se lobrigam de tal facto!
CurtirCurtir