O baralho

Baralho

Um grupo de pesquisadores realizou um estudo no qual mostravam um baralho às pessoas. Contudo, em cada uma das cartas havia um erro, algo diferente do normal. O quatro de paus era vermelho, o cinco de ouros tinha seis ouros.

O procedimento consistia em mostrar as cartas às pessoas e perguntar-lhes o que estavam vendo.

Vocês acham que as pessoas ficaram surpresas ao ver essas cartas cheias de erros óbvios? Não, porque não notaram. Quando se pedia para descreverem as cartas que viam, as pessoas respondiam que estavam olhando para um cinco de ouros ou para um quatro de paus.

Elas não faziam qualquer menção ao fato de haver erros nas cartas!

Por que isso acontecia?

Porque aquilo que vemos não depende apenas do que se encontra realmente à nossa frente, mas também daquilo que estamos procurando – nossas expectativas, nossos pressupostos.

Pense nisso!

Desconheço a autoria.

Anúncios

2 Respostas to “O baralho”

  1. Josival B. Albuquerque Says:

    Caro amigo, muitos são aqueles que estão sempre distraidos. Ão passar ou cruzarmos os nossos irmãos (amigos, desconhecidos). Complementamo-os, um bom dia! Ou outras abordagens. Eles estão absorvidos pelos seus próprios pensamentos que não atendem. Ném um gestos eles correspondem.

    Curtir

  2. Ana Machado Says:

    As pessoas andam todas muito distraídas…ou querem andar…..Algumas porque já deixaram de acreditar mesmo que seja a realidade…outras que por comodismo não lhes interessa ver. Nós só vemos aquilo que efetivamente queremos ver…e nem todos vêm a mesma coisa …o que para mim pode ser erro..para o outro é o certo….Depende das expectativas de cada um…..Mas, muitas vezes por não se querer ver é que acontecem coisas que não deviam. A fome existe…mas os políticos dizem que não…que nunca esteve também….e muitos engolem porque querem ou por ignorância…e a ignorância é o maior inimigo dos mais desprotegidos e a grande arma dos que detêm o poder. Já vi muita gente a a firmar que o branco não é branco…e não é por sofrer do síndrome dos “daltónicos”…..enquanto as pessoas não souberem o que aspiram para a vida….o branco vai ser preto…..e a poeira um calhau…..

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: