Bauru

Bauru

Muitas pessoas no mundo todo saboreiam o sanduíche Bauru e nem imaginam que o lanche foi batizado com este nome por causa de um bauruense.

A receita, embora simples e hoje conhecida internacionalmente, foi inventada em 1933 pelo então estudante de direito Casimiro Pinto Neto, o Bauru, apelido que recebeu dos amigos quando chegou à capital por causa da sua cidade de origem, no interior de São Paulo. Casimiro, na época, era um dos frequentadores da famosa lanchonete paulistana – o Ponto Chic – instalado no largo do Paissandu, considerado naquela época como o centro novo e elegante de São Paulo.

Numa noite, chegando atrasado ao Ponto Chic para um compromisso, Casimiro quis comer algo rápido e substancioso. Chamou Carlos, o principal sanduicheiro da casa, e orientou, com base num livreto sobre alimentação para crianças:

– “Abra um pão francês, retire o miolo e ponha dentro queijo derretido”.

Enquanto Carlos anotava, Bauru comentou:

– “Está faltando proteína nisso”.

Deu então a ordem:

– “Acrescente umas fatias de rosbife”.

O sanduicheiro se afastava, quando Bauru completou a receita:

– “Carlos, bota também umas fatias de tomate”.

Quando Bauru estava comendo o segundo sanduíche, um amigo chegou, pegou um pedaço de seu lanche, gostou e gritou para o garçom:

– “Me vê um destes do Bauru!”

A partir daí, os amigos foram experimentando e o nome foi ficando. Todos quando iam pedir, falavam:

– “Me dê um do Bauru”, “…me dê um Bauru”, e assim ficou o nome para o sanduíche inventado por Casimiro Pinto Neto … Sua Excelência, o Bauru!!!

Com a intenção de deixar o lanche ainda mais saboroso, os chefes de cozinha foram adicionando, nas últimas décadas, novos ingredientes à receita original do Bauru. Assim, o lanche passou a incluir, além de tomates frescos, fatias de pepino curtido em vinagre de vinho branco (picles) e vários tipos de queijo.

E hoje eu trago a receita original deste lanche famoso e muito saboroso!

De passagem por São Paulo, não deixe de visitar o Ponto Chic e experimentar esse e outros deliciosos pratos preparados pela casa.

Bauru

Ingredientes

250 gramas de rosbife cortado fino
80 g de queijo prato
80 g de queijo suíço
80 g de queijo estepe
10 g de queijo provolone
3 copos de água
1/2 colher de sopa de manteiga
6 rodelas de tomate
6 fatias de pepino*
3 pães franceses
sal a gosto

* Antes de começar a preparar o sanduíche, é preciso deixá-lo por quatro dias em uma conserva de vinagre de vinho branco.

Modo de preparo

Leve uma panela ao fogo, com três copos de água. Acrescente a manteiga e aqueça, até que se forme uma camada de óleo por cima. Baixe o fogo. Coloque primeiro o queijo provolone na água. Em seguida, vá acrescentando os outros queijos, aos poucos, e vá mexendo sempre e acrescentando água quando necessário, até que se forme uma pasta uniforme.

Corte um pão ao meio, no sentido do comprimento. Em uma das partes, coloque quatro fatias do rosbife, temperadas com sal (na hora). Sobre o rosbife, disponha duas rodelas de tomate e duas fatias de pepino. Retire um pouco do miolo da outra parte do pão e acrescente um terço do queijo fundido, quente.

Feche o sanduíche e corte no sentido diagonal. Repita o procedimento com os outros dois pães e sirva imediatamente.

By Joemir Rosa.

Anúncios

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: