Oscar Niemeyer – A Vida é Um Sopro
O mundo chora a morte de um dos maiores arquitetos que a humanidade já conheceu! Oscar Niemeyer parte, aos 104 anos, nos deixando órfãos deste símbolo do século XX, um ícone da arquitetura. Ou como um grande jornal espanhol o definiu, “o poeta da curva”!
A esta altura do campeonato, muito já foi dito e mostrado nos jornais e canais de televisão de todo o mundo e aqui no Brasil a imprensa já explorou o assunto à exaustão!
Porém, gostaria de destacar aqui um filme que talvez tenha passado um tanto despercebido pela maioria das pessoas; um filme que, sem pretender ser inovador ou genial como o personagem que lhe serve de tema, procura se pautar na clareza de suas linhas e na poética de suas formas, para (re)construir a história do maior ícone da Arquitetura Moderna Brasileira. Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século.
É possível contar a história de um povo através da sua arquitetura? Dizem que o aspecto mais importante da aparência dos edifícios está no que vislumbramos a respeito das sociedades que os construíram. Seguindo este raciocínio, podemos afirmar que a arquitetura de Oscar Niemeyer e outros arquitetos da sua geração é, com certeza, o que de melhor o Brasil produziu. Uma arquitetura com alma própria, inspirada na geografia de nosso país, que acabaria por influenciar arquitetos no mundo inteiro.
Oscar Niemeyer – A Vida É Um Sopro é um documentário, de 90 minutos, onde o próprio Niemeyer conta, de forma descontraída, como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado.
Ele fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do Homem diante do Universo.
Produzido pela Santa Clara Comunicação, direção e roteiro de Fabiano Maciel e rodado em vídeo digital e 16mm no Brasil, na Argélia, França, Itália, Estados Unidos, Uruguai, Inglaterra e Portugal, A Vida É Um Sopro é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras, e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.
By Joemir Rosa.
O que achou do post acima? Deixe seus comentários!