Medalhões de filet mignon ao molho de Catupiry

Carne é um tipo de alimento que pode ser servido de diversas maneiras. Desde o popular churrasco até sob a forma de pratos sofisticados e saborosos. Qualquer que seja a forma de preparo sempre fica muito gostosa e nutritiva.

Hoje eu vou sugerir uma receita de medalhões de filé mignon ao molho de Catupiry, esse requeijão delicioso que tem sabor de infância! A receita é bem simples e fácil de preparar. Caso prefira outro corte de carne, experimente preparar com filés de maminha, uma carne saborosa e que também combina muito bem com este molho.

Para quem é de fora e não conhece, a história da empresa e do Requeijão Catupiry começou nas mãos do imigrante italiano Mário Silvestrini, em 1911, no estado de Minas Gerais, onde também começou o processo industrial do produto. Em 1949, ele passou a ser produzido em São Paulo, onde está atualmente a sua matriz.

Era consumido puro, com pães, torradas e sobremesa. Por ser um produto versátil, logo despertou a criatividade das donas de casa e chefs brasileiros, gerando uma infinidade de receitas culinárias. Invadiu a tradição italiana no Brasil e deu origem à famosa Pizza de Catupiry.

Por ter baixo teor de acidez, o Requeijão Catupiry se tornou um ingrediente indispensável para inúmeros pratos como: massas, peixes, aves. Dessa maneira, surgiu a expressão “ao Catupiry” nos grandes restaurantes. Da cozinha doméstica à cozinha profissional e industrial foi um pulo. A empresa concedeu, para alguns fabricantes de congelados e pizzas o direito de imprimir a logomarca da Catupiry nos rótulos das embalagens, como garantia de qualidade.

E essa história está longe do seu fim. O Requeijão Catupiry, sempre pioneiro no seu segmento, atravessou fronteiras e chegou a outros países com a sua tradição de qualidade e excelência. Afinal, o nome Catupiry tem sua origem na língua Tupi, significando “excelente”!

Medalhões de filet mignon ao molho de Catupiry

Ingredientes

6 medalhões de filet mignon
sal e pimenta do reino a gosto
manteiga ou margarina
Catupiry (410 gr)
¼ de xícara (chá) de leite
1 colher (sobremesa) rasa de curry
pimenta rosa para decorar

Modo de preparo

Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino. Numa frigideira untada com a manteiga ou margarina, frite-os até que fiquem dourarados de todos os lados. Reserve-os em um refratário.

Em uma panela, despeje o leite e acrescente o Catupiry. Derreta-o em fogo baixo mexendo sempre e lentamente. Acrescente o curry e misture até homogenizar.

Regue os medalhões com o molho e decore com a pimenta rosa. Sirva imediatamente com arroz e salada verde.

Este molho é bastante versátil e poderá ser usado sobre peixes e frangos grelhados.

By Joemir Rosa.

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: