Empadão de bacalhau

O empadão, assim como a empada também, é uma espécie de salgado muito popular no Brasil e em Portugal. Sua origem é desconhecida, embora seja encontrado em quase todos os lugares do mundo.

Provavelmente, tem origem nos pastelões portugueses, que consistiam em grandes tortas salgadas, com recheios diversos, com forte influência medieval. No século XIX os pastelões pequenos eram conhecidos como empadas de caixa.

Uma outra razão do sucesso das empadas e empadões, era que serviam como refeições para os seguidores da Igreja Católica nos dias de abstinência de consumo de carne de vaca ou suína.

Em Portugal, as empadas de frango são hoje as mais populares, sendo possível encontrá-las na maior parte dos cafés e pastelarias, assim como adquirí-las em supermercados.

O salgado geralmente é feito de massa podre (massa preparada de farinha com gordura para assar), com recheios variados: carne de boi, carne-seca, frango, requeijão (catupiry), camarão, palmito, entre outros.

A origem da palavra empada é uma simplificação para a palavra empanada, também usada no idioma espanhol, vindo do latim panis, que significa pão.

Histórias e etimologias à parte, a receita de hoje é muito saborosa. Um empadão de bacalhau, aproveitando que o peixe tem seu preço mais em conta depois do final do ano.

Então, vamos ao que interessa!

Empadão de bacalhau

Ingredientes

Massa

1 tablete (15 g) de fermento biológico fresco
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de queijo ralado
1 tablete (200 g) de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
½ xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de sal
4 xícaras (480 g) de farinha de trigo

Recheio

1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
2 dentes de alho
1 cebola picada
2 tomates sem pele e sem sementes
400 g de bacalhau dessalgado, sem espinhas, cozido e desfiado
sal e molho de pimenta
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de salsinha picada
10 azeitonas verdes picadas
1 gema para pincelar

Modo de preparo

Massa: misture o fermento no açúcar até misturar bem, junte o queijo, a manteiga, o ovo, o leite, o sal e a farinha de trigo, misturando tudo muito bem até formar uma  massa homogênea.

Recheio: aqueça o azeite e a manteiga; doure o alho, a cebola, os tomates, o bacalhau, o sal e a pimenta e refogue tudo muito bem. Dissolva a farinha de trigo no leite e acrescente ao refogado, mexendo até obter um creme. Por último, coloque a salsinha e as azeitonas.

Montagem: divida a massa em 2 partes e abra-as com um rolo. Forre um refratário (23 cm de diâmetro) com uma metade da massa. Coloque o recheio e cubra com a outra metade. Pincele a gema sobre a torta e leve para assar em forno médio (180° C) por 30 minutos ou até que fique dourada.

By Joemir Rosa.

Uma resposta to “Empadão de bacalhau”

  1. […] como ingrediente principal: Salada de Bacalhau, Escondidinho de Bacalhau, Bolinhos de Bacalhau, Empadão de Bacalhau, Pastel de Bacalhau do Mercadão e o Bacalhau à […]

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!