Lo mein

O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante do calendário do país oriental. No período dos festejos, o país para por quinze dias para os preparativos, viagens e rituais que marcam a passagem do ano.

Geralmente são realizados grandes banquetes em casa ou em restaurantes e, nestes jantares, é comum uma grande variedade de pratos, muitos a base de peixe, símbolo da fartura.

É uma época também que muitos voltam para suas cidades de origem para visitar parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos que contém dinheiro. O momento mais esperado da comemoração, porém, é a queima de fogos de artifício que, acreditam, atrai sorte e espanta as energias negativas.

Aqui em São Paulo, há sete anos, o Bairro da Liberdade, tradicional reduto oriental na capital paulista, é todo decorado, pintado de vermelho, amarelho e dourado para receber a Festa do Ano Novo Chinês. Para celebrar a entrada do Ano do Dragão, será montado um palco na praça que leva o nome do bairro, pelo qual passarão academias de artes marciais, grupos musicais, de dança e até modelos desfilando trajes típicos de diversas dinastias chinesas.

Barraquinhas de comidas típicas e artesanatos também dão o tom da festa. O evento acontece nos dias 21 e 22 de janeiro e deve reunir mais de 150 mil pessoas.

A celebração já faz parte do calendário oficial de eventos da capital e já é uma das maiores festas fora da China, ultrapassando em público as tradicionais comemorações em Londres e São Francisco (EUA).

Para comemorar a entrada do ano do Dragão – que promete muita força e vigor – nada melhor que uma receita típica chinesa, saborosíssima, simples e rápida de preparar! E muito adaptada ao paladar do brasileiro!

Lo mein de porco

Ingredientes

200 gr de macarrão tipo spaghetti
100 gr de lombo de porco cortado em tiras
1 cebola picada
½ pimentão verde cortado em tiras
½ pimentão vermelho cortado em tiras
200 ml de molho shoyu
400 ml de água
1 colher de sopa de amido de milho
óleo

Modo de preparo

Comece cozinhando o macarrão al dente conforme as instruções e reserve.

Enquanto isso, em uma panela, coloque uma colher de óleo e frite as tiras de lombo de porco e reserve.

Em uma panela wok, coloque o shoyu e água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, acrescente o amido de milho dissolvida em um pouco de água, para engrossar.

Logo em seguida, adicione todos os ingredientes, inclusive o macarrão reservado, na panela wok e misture com cuidado até estarem bem aquecidos. Sirva em seguida.

享受

By Joemir Rosa.

Uma resposta to “Lo mein”

  1. betty Says:

    que delícia !!!!!

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: