Mousse Romeu e Julieta

Duas histórias de amor envolvendo os mesmos personagens: Romeu e Julieta!

A primeira delas:

Romeu e Julieta eram dois jovens de famílias rivais, os Montecchios e os Capuletos. Perdidamente apaixonados, decidem fugir para viver esse grande amor.

O texto desenrola-se numa sequência de atos trágicos que culminam com a morte fatídica do casal. A história é uma peça teatral, uma das mais importantes obras de William Shakespeare, lançada por volta de 1595.

Contudo, ao contrário do que a maioria acredita, a peça não foi escrita pelo dramaturgo inglês. O texto é uma adaptação do poema “A Trágica História de Romeu e Julieta” (1564) de Arthur Brooke, que por sua vez descende da história escrita por Masuccio Salernitano, “Mariotto e Gianozza” (1476).

Ou seja, um copiando do outro e inventando.

A segunda história:

A goiabada é um doce típico da gastronomia caipira brasileira e consumido em quase todo o mundo. Ela surgiu no Brasil quando a goiaba foi usada pelos colonos portugueses como substituto para produzir a marmelada. O costume de conservar frutas em forma de doce data aos tempos dos romanos.

Sua consistência é bastante firme, composto por goiaba, água e açúcar. A forma artesanal é normalmente apresentada em caixas de madeira e possui o formato de um tijolo. A forma industrializada vem em latas redondas.

Acompanhada de queijo, em especial o queijo minas, forma o “Romeu e Julieta”, tradicional sobremesa brasileira. A combinação de “goiabada e queijo” deriva de influência búlgara. A receita do queijo cremoso que faz parceria com a goiaba em calda chegou às ilhas do Caribe na bagagem de imigrantes vindos da Bulgária.

De novo, um copiando do outro e inventando.

Desta forma, acredito que muita gente tem a sua história de amor, seja romântica ou culinária. E a combinação goiabada com queijo é uma das que têm um grande número de variações, até porque a combinação doce-salgado agrada grande parte dos paladares.

A receita da sobremesa de hoje é uma dessas histórias, uma variação do famoso Romeu e Julieta que, tenho certeza, vai agradar muito até os os paladares mais exigentes.

Mousse Romeu e Julieta

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 copo de requeijão cremoso
2 latas de creme de leite com o soro
300 gr de ricota
2 pacotes de gelatina incolor
1 xícara de água
1 pacote de goiabada (500 gr)

Modo de preparo

Bata no liquidificador o leite condensado, o requeijão, o creme de leite e a ricota. Hidrate a gelatina na água fria e leve ao microondas por 20 segundos até que ela se dissolva bem. Junte ao creme no liquidificador e bata até obter um creme bem liso.

Despeje a mistura em uma taça de vidro grande ou em uma compoteira e leve à geladeira por 4 horas.

Corte a goiabada em pedaços e leve ao fogo, juntando uma xícara de água. Aqueça a goiabada até virar uma geléia rala e depois gele por umas 4 horas. Sirva a goiabada sobre a mousse ou em uma compoteira separada.

By Joemir Rosa.

Uma resposta to “Mousse Romeu e Julieta”

  1. […] Há pouco tempo eu contei duas histórias de amor envolvendo Romeu e Julieta quando publiquei a receita de um delicioso Mousse Romeu e Julieta. […]

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: