Lobotomia

Pensamos livremente … ou somos produtos dos meios de comunicação?

Lobotomia é a separação cirúrgica dos lóbulos frontais do cérebro, que se faz em doentes mentais violentos. Isto os torna mansos. Sela, porém, seu destino como loucos, irrecuperavelmente. Mas, pelo menos, não são mais violentos. Fica mais fácil lidar com eles.

Passamos diariamente por um processo semelhante. Lenta e constantemente. Gradativamente a inteligência vem sendo alienada de nossos cérebros. Vemos, lemos e ouvimos todos, exatamente as mesmas coisas. Dia após dia. Ano após ano. Ininterruptamente.

Assim explica-se que os brasileiros, todos eles, acreditem piamente que o Aiatolá Komeini foi um monstro (apesar de milhões de admiradores terem ido ao seu enterro); que a Lady Diana foi uma pessoa caridosa e virtuosa (apesar de ter traído o seu marido, o Príncipe Charles, até pelos cotovelos); que Ayrton Senna foi herói nacional (desde quando reflexos rápidos e incrível habilidade no volante são sintomas de heroísmo?); que a única maneira de uma mulher sentir-se feliz, livre e realizada é retirando o véu muçulmano que cobre o seu rosto; que Sadan Hussein era o diabo em pessoa e deveria ser mandado para o inferno; que Fidel Castro é tirano opressor; que todos os palestinos são “terroristas”; que o MST é uma droga; que comunismo é horripilante… e muitas outras coisas.

Qual o brasileiro que não pensa assim?

Se pensarmos em Aiatolá Komeini, o que vemos? Um rosto carrancudo, facínora, criminoso. Só isto foi veiculado no mundo inteiro. Será que ele nunca sorriu na vida? Nem um pouquinho? Comunismo, quem sente-se bem ao ouvir essa palavra, pelo menos os mais velhos? Nazismo, então, sessenta anos de martelamento incessante? O MST com sua bandeira vermelha, bonés, enxadas e foices na mão. Que asco!

A maioria dos brasileiros tem opiniões idênticas ao que foi mostrado pelas televisões. Pensam exatamente do mesmo modo e nem sequer notam isto. Aceitam o que assistem, sem crítica alguma. Nossas opiniões são formadas e nem percebemos.

E não arredamos pé. Como o barro moldado. Depois de seco, só quebrando.

Somos submetidos a uma lobotomia, lenta e progressiva pelos meios de comunicação e nem sequer percebemos! Ficamos mansos. Facílimos de lidar. E nem loucos somos.

By Gerhard Grube.

6 Respostas to “Lobotomia”

  1. Mas como saber se os meios de comunicação estão certos ou errados? Se deixarmos de assistir, como iremos formar opiniões? Não correremos maior risco de formar uma ideia errada, se nos isolarmos da mídia? Como ajudar a melhorar esse problema?

    Curtir

    • nao estou criticando, só queria achar uma solução para esse problema..

      Curtir

    • Bom dia, Raisa!

      Em primeiro lugar, um lindo dia dedicado a vocs, mulheres sempre batalhadoras e guerreiras!

      Voc tem razo no seu questionamento, eu concordo. Porm, tem coisas que saltam aos olhos nas suas intenes, principalmente quando patrocinadores esto por trs de uma notcia. A midia acaba ficando tendenciosa.

      Um exemplo disso: h alguns anos ficou muito conhecida uma receita que ajudava a combater o cncer, com base numa planta, a babosa. Na revista Veja saiu uma matria, sem assinatura, sem autoria, dizendo que no havia nada de comprovado na receita, que era uma grande bobagem e que as pessoas no deviam usar tal produto. At a, ok, uma vez que no havia comprovao cientfica, APESAR de muitas pessoas declararem ter melhorado o sistema imunolgico e ajudado na luta contra a doena!

      Virando a pgina, logo aps essa matria, havia uma reportagem sobre um novo

      medicamento que estava sendo testado para combater o cncer e que j estavam na fase final, etc e tal. Produto esse que nunca chegou ao mercado!!!!

      Ou seja, fica claro quando h uma segunda inteno por parte da mdia, quando ela paga pra levar as pessoas a tomarem uma determinada atitude!

      As TVs, por seu lado, no tm a menor preocupao em levar cultura para o povo, muito pelo contrrio. A cada dia a gente ve o processo de imbecilizao do povo ser aperfeioado, com programas cada vez piores, de mais baixo nvel, completamente idiotas (basta ligar a TV aos domingos, por exemplo)!

      Eu sei que a percepo de tudo isso passa pela conscientizao, passa pela cultura, pela leitura, pelo debate, coisas que esto um pouco distantes da maioria da populao. Ento, cabe a cada um de ns, que tem essa conscincia, levar a informao, levar a conscientizao s pessoas que esto ao nosso redor, dentro de nossas casas, no trabalho, nas escolas!

      Povo culto povo que pensa … e povo que pensa perigoso ao sistema!! Por isso o povo

      mantido sempre sob o domnio do medo (segurana), da falta de escolas (educao) e com pouco acesso hospitais (sade), falta de casas (moradia) e com salrios baixos (empregos)! Veja que os cinco pilares para um povo bem estruturado sempre mantido em baixas condies, h anos!!!! Dinheiro pra tudo isso existe, dinheiro esse que tirado do prprio povo e jamais volta em seu benefcio!!!

      Pensei nisso, Raisa! Perceba, na mdia, quando existem segundas intenes em algumas notcias, quando na calada na noite esto votando alguma matria importante no senado, e o povo mantido informado com notcias que servem de mscara (futebol, artistas,

      alguma violncia – lembre-se do caso da Elo e daquela menina que foi jogada pela janela! Enquanto toda a mdia focava quase 24 hs nesses assuntos, muita coisa acontecia nos bastidores da poltica, mensalo rolava solto, dinheiro era enfiado nas cuecas, etc!!!!

      Eu sei que a sua inteno no foi a crtica, mas sim a dvida! E isso normal, acontece comigo tambm!!!

      O bom que a dvida levou ao papo, ao debate, conscincia!!!!

      Um lindo dia pra voc, Raisa!!!

      Beijos!!!

      Joemir Rosa http://www.demodelando.wordpress.com

      ________________________________

      Curtir

  2. Muito obrigada pelos cumprimentos do dia da mulher, afinal, não faz muito tempo que estou no auge dessa vida ..! Obrigada também pelas respostas, mas a respeito da babosa da Veja, porque mentiriam a respeito do cancer? Quer dizer que eles não queriam que comprássemos.. Parece que não faz sentido querer enganar, é estranho, deveria existir uma fiscalização. Mas sei que isso relamente acontece em tudo que foi dito. Para evitar me confundir a respeito de opiniões na mídia e informações que nao ditam a realidade, é bom não acreditar! Apenas receba e escute. Todo mundo irá falar, coisas falsas ou não, isso significa que nunca saberemos se é realmente verdade, so após de muita analise, .. Talvez! Obrigada! Abraço!

    Curtir

    • Afinal de contas, o ruim da sociedade mesmo não é que tenham apenas a visão de que Aiatolá é sempre foi ruim, ou que Ayrton é um verdadeiro herói, ou que muçulmanos são terroristas! Não é a visão, mesmo que esteja as vezes distorcida o verdadeiro ruim ,mas sim que essa massa de gente tenha tido essa ideia apenas por meio da influencia vinda de algum lugar. Ou seja, não tiveram visoes da realidade porque analisaram realmente por elas próprias, mas sem nunca ter pensado em outra probabilidade da realidade! Mas isso, vem de muito tempo, como foi dito, já está praticamente enraizada certas visões e depois de muito tempo, é dificil tentar tirá-las ou descobrir o que aconteceu de verdade.

      Curtir

      • recordando, não quis criticar apenas para bancar a chata, também não estou criticando,
        só quis debater, analisar apenas..

        Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: