Fugazzeta
Quando falamos sobre a Argentina, mais especificamente sobre Buenos aires, logo pensamos em carnes e deliciosos churrascos.
O que pouca gente sabe é que em Buenos Aires existem cerca de 5.000 pizzarias, e que comer pizza é um programa tão curtido quanto para nós, paulistas! Uma ligeira diferença é que nós curtimos pizza com cerveja ou refrigerante, e eles preferem um bom vinho tinto.
Na Argentina existem três tipos de pizza. A chamada “a la piedra“, que é a mais fininha e no outro extremo a de “molde“, de massa mais grossa. A pizza “media masa” fica em um ponto intermediário. A forma de cozinhar se divide basicamente em duas: ao forno (de piedra, lenha, ou gas) ou na grelha, uma inovação que teve muito sucesso nos ultimos anos.
Outra diferença é que nas pizzarias de Buenos Aires se faz também a fugazzeta, uma variação da pizza, deliciosíssima!
Consegui uma receita num site argentino e fui preparar as primeiras fugazzetas da minha vida. Foi um momento especial tirá-las do forno e sentir o aroma delicioso e a descoberta de algo novo e saboroso. Foi um prazer tão grande experimentá-las que resolvi compartilhar com todos vocês.
Experimentem e depois me contem o que acharam, ok?
Fugazzeta
Ingredientes
1,5 kg de cebolas
4 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto
pimenta a gosto
1 colher (sopa) de orégano seco
massa de pizza
óleo para untar a forma
600 g de queijo mussarela ralado
1 colher (sopa) de queijo parmesão
Modo de preparo
Descasque as cebolas e corte-as em rodelas. Leve-as a uma frigideira com azeite quente, porém em fogo baixo, coloque o sal e cozinhe até que fiquem ligeiramentre douradas. Tempere com a pimenta e o orégano.
Estique a massa sobre uma bancada ou mesa enfarinhada e coloque em uma forma redonda untada com óleo. Cubra a superfície com metade do queijo mussarela ralado. Espalhe as cebolas douradas sobre o queijo. Distribua o restante da mussarela ralada e polvilhe com o queijo parmesão ralado. Opcionalmente você pode adicionar azeitonas e salsinha também!
Leve ao forno quente e asse por uns 35 a 40 minutos. Tire e sirva em seguida, acompanhada de um bom vinho tinto moscato!
Receita da massa básica para pizza
Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
1 copo de água morna
30 gr de fermento biológico fresco
1/2 xícara (chá) de azeite
3 colheres (chá) de sal
1 colher (café) de açúcar
Modo de preparo
Dissolva o fermento na água morna. Junte o azeite, o sal e o açúcar. Vá adicionando a farinha e trabalhando com as mãos até obter uma massa homogênea. Caso necessite, acrescente mais farinha.
Trabalhe esta massa por uns 15 minutos ou até ficar lisa e soltando bolhas de ar. Deixe descansar por uns 40 minutos, coberta com um pano. Estique as pizzas, coloque em formas untadas, e de uma pré-assada por uns 10 minutos antes de colocar o recheio. Desta forma elas ficarão com uma textura crocante.
By Joemir Rosa.
10/12/2011 às 13:58
NOSSA !!!!!!!!!!!! ME DEU ÁGUA NA BOCA ! E NEM É NOITE AINDA ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
MAS TA COM UMA CARA MUITO ÓTIMA !
CurtirCurtir
19/05/2012 às 6:06
[…] Já postei as receitas da pizza enrolada, da pizza de picanha, da pizza de batata palha, e da fugazzeta, e sei que ainda publicarei outras no […]
CurtirCurtir
03/08/2013 às 6:04
[…] da fugazzeta, trazemos mais uma especialidade de origem argentina, que segue o modelo “a la piedra”, […]
CurtirCurtir
10/12/2020 às 12:35
Um “parente” da pizza, muito porteño, é o Fainá. Feito com farinha de grãos de bico.
Ah, e a fugazzeta rellena, a fugazzeta especial, a fugazza.
CurtirCurtir