Medalhões de filé ao molho Madeira

Carne é um tipo de alimento que pode ser servido de diversas maneiras. Desde o popular churrasco até sob a forma de pratos sofisticados e saborosos. Qualquer que seja a forma de preparo sempre fica muito gostosa e nutritiva.

Uma das formas que eu aprecio muito é a combinação carne e molho Madeira.

O molho recebe esse nome devido a um ingrediente em especial, o vinho Madeira, tinto e de sabor forte, produzido nas encostas e adegas da Ilha da Madeira, em Portugal. Ao contrário do molho branco, ele é um molho de base escura e bastante utilizado na gastronomia mundial, acompanhando muito bem carnes vermelhas em geral.

Hoje eu sugiro uma receita de medalhões de filé mignon ao molho Madeira, muito saborosos. A receita inclui também o preparo rápido do molho. E, para os que preferirem outro corte de carne, experimentem preparar com filés de maminha, uma carne saborosa e que também combina muito bem com este molho.

Bom apetite!!!

Medalhões de filé mignon ao molho Madeira

Ingredientes

Para o molho Madeira

500 ml de água fervente
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
2 tabletes de caldo de carne dissolvidos
1/2 copo de vinho madeira

Para os filés

8 medalhões de filé mignon de 2 cm de espessura
8 fatias de bacon cortados na mesma largura dos filés (2 cm)
50 g de manteiga
azeite
300 g de champignons fatiados
2 dentes de alho triturados
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de salsinha picada

Modo de preparo

Prepare o molho Madeira colocando, em uma panela, a manteiga e deixando derreter em fogo baixo. Em seguida junte a farinha de trigo aos pouco e vá mexendo até que ela fique dourada. Depois adicione o caldo de carne dissolvido na água fervente, mexendo sempre. Adicione o vinho e mexa até engrossar. Reserve.

Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino. Depois, envolva cada um com uma fatia de bacon em toda sua volta. Para que o bacon fique bem grudado, molhe cada fatia com água usando os dedos, e envolva os medalhões.

Numa frigideira grande derreta a manteiga com um fio de azeite (para não queimar a manteiga) e grelhe os medalhões de um lado e depois de outro, deixando no ponto que preferir. Minha sugestão é que fiquem de médio ao ponto, pois eles terminararão seu cozimento no molho. Reserve.

Retire-os e, na mesma frigideira (não troque de frigideira, pois aquela borra que fica é que dá o sabor ao prato), de uma rápida refogada nos cogumelos junto com o alho triturado e uma colher da água que vem na conserva dos cogumelos.

Despeje o molho Madeira reservado, misture bem e coloque os medalhões grelhados, deixando cozinhar até o molho reduzir a um ponto do seu gosto. Sirva os medalhões polvilhando a salsinha por cima, acompanhados de arroz branco, risotto al funghi secchi (ou outro de sua preferência), batatas soutè ou fritas.

By Joemir Rosa.

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: