A força das redes sociais

Nesta última semana vimos surgir uma campanha no Facebook que, em pouca horas, conseguiu a adesão de milhões de pessoas. Era algo simples: trocar a foto do perfil por uma imagem de desenho animado como forma de protestar contra a violência infantil!

Mesmo sabendo que uma simples mudança de imagem no perfil não iria mudar nada a situação de milhares de crianças que sofrem abuso, o protesto ganhou proporções inacreditáveis e também serviu para divulgar os contatos da Polícia Federal e o Disk Denúncia Contra a Violência Infantil.

Porém, ontem começou a pipocar entre os usuários do Facebook uma mensagem pré-formatada dizendo que essa troca de imagens poderia prejudicar as investigações da Polícia Federal contra pedófilos. No meu ver, o que essa contra-campanha talvez tenha a intenção é desmobilizar as pessoas. Justamente num momento em que as redes sociais estão ganhando força pelo poder de comunicação e união, aparecem com essa história de que fotos de desenhos animados podem atrapalhar a Polícia Federal. Vamos analisar alguns pontos:

Em primeiro lugar, redes sociais não deveriam ser lugares para crianças ficarem brincando sem controle dos pais (assim como no Orkut havia uma orientação para que apenas maiores de 18 anos deveriam se cadastrar). A TV e o computador não são babás!

Em segundo lugar a Polícia Federal não faz suas investigações através de desenhos ou fotos no perfil, mas sim do conteúdo de postagens e imagens em sites. Até porque os verdadeiros pedófilos e outros criminosos não devem usar suas próprias fotos em sites e redes sociais. Cabe a cada cidadão de bem denunciar sites e grupos que exponham imagens de crianças em situações degradantes, seja de que tipo for! Denunciar também vizinhos que espancam crianças e que, muitas vezes, você acaba ficando quieto dizendo que não é problema seu!

Em terceiro lugar, se começarmos a desistir da união e da força das redes sociais, o que sobrará para mudar este país? Os milhões de pessoas que, neste horário, estão em frente às TVs, emburrecendo com programas de baixo nível, colaborando com o poder que dá circo para o povo se divertir e não pensar na força que tem, caso se mobilizem e comecem a pedir as cabeças dos corruptos e bandidos que se travestem de cidadãos de bem de terno e gravata e se auto-intitulam “representantes do povo”? Claro que não, né?

Os “donos do poder” em todo o mundo estão começando a ficar preocupados com a união das populações que estão cansadas de tanta corrupção e opressão. Veja, por exemplo, o que está acontecendo nos EUA, onde milhares de pessoas se reuniram em Wall Street pra protestar contra a crise financeira causada por elites corruptas (veja aqui). E foi através das redes sociais que eles se mobilizaram, bem como outros povos também conseguiram se mobilizar e até derrubar os corruptos que estavam no poder há anos.

Vamos pensar um pouco e não fazer o jogo deles! Somos muito mais e podemos mais! Se você tem filhos, comece a orientar e verificar onde eles navegam pela internet quando estão fechados em seus quartos (lugar de computador é na sala, sob o olhar dos pais).

E se você quer fazer deste país um lugar melhor para seus filhos e futuros netos, comece a pensar em quem você votou nas últimas eleições e o que ele tem feito em seu nome. E também em quem você vai votar no ano que vem!

É hora de união e mobilização, e não ficar com medo porque usou um desenho animado no seu perfil. O Brasil é muito maior que isso e o futuro depende de cada um de nós!!

By Joemir Rosa.

18 Respostas to “A força das redes sociais”

  1. Richard kramarsky Says:

    Post Perfeito, até parece que os pedófilos colocam sua foto em perfil, tudo que é em pró de um bem sempre aparece o contraditório, aqui é o único meio de comunicação que ainda temos liberdade total de expressão…Estou divulgando!!! Parabéns pelo post, como disse está perfeito !!! Abs

    Curtir

  2. Parabens pelo artigo,devemos mesmo nos unir no combate a corrupção, drogas,pobreza, pedofilia,meio ambiente e outras….

    Curtir

  3. Pois é… eu bem que pensei nisso, mas também concordo que é uma forma divertida de homenagear as crianças no dia delas, e por isso, eu resolvi mudar a foto do meu perfil para a de um desenho animado. Sobre pedófilos, penso que as “crianças” de hopje em dia, em casa, na escola, e através de mídias já têm um cabedal de informações sufientes para não cair em golpes de gente que queira fazer algum mal a elas. Então, frizo aqui que minha participação é totalmenete voltada para a homenagem e não como uma forma de mobilzação contra a violência. Um abraço.

    Curtir

  4. Grasiele Says:

    Mais uma vez a bandidagem é que manda né? Já não basta bandidos darem ordens para fechar as escolas quando querem, obrigam as pessoas a ficarem dentro de casa e etc…Agora nem liberdade de expressão temos mais? Aff…
    Eu não troco minha foto por esse motivo…Fala sério!!!!

    Curtir

  5. Graça Heusi Scola Says:

    Joelmir, meu receio é do que falam do Facebook. Tenho um amigo em Portugal que criticava os políticos e que foi afastado da rede por um determinado tempo. Será que existe liberdade de imprensa? Já recebi e-mail do Jô Soares que foi proibido de ir ao ar, porque o entrevistado estava falando mau dos governantes e políticos corruptos. Podemos falar e criticar tanta corrupção, violência, etc, sem sofrer represa lha???

    Abraços e parabéns pelos teus artigos. Recebo-os por e-mail.

    Graça

    Curtir

  6. Flávia Says:

    Obrigada por traduzir meus pensamentos.
    O brasileiro raramente se levanta pra lutar pelo que acredita e quando o faz há sempre uns idiotas pra deturpar a situação!
    Criança na frente do pc sozinha, eis um claro sinal de que a luta deve aumentar, afinal, é prova clara de desrespeito pela infância.

    Curtir

  7. […] Leia mais: A força das redes sociais « Demodelando […]

    Curtir

  8. Excelente! Obrigada por compartilhar

    Curtir

  9. Era exatamente isto que eu estava conversando ontem com minha esposa. Concordo plenamente contigo em suas argumentações deste artigo.

    Abraços,

    Arnaldo.

    Curtir

  10. parabens!! post perfeito, desmistificando essa historia de pedófilos… alias, a base para essa coisa ridicula sobre pedofilos usarem a rede para aliciar crianças atraves das fotos de desenhos animados, foi uma reportagem em que se dizia que uma CRIANÇA DE 03 (TRES) ANOS foi convidada por um pedofilo para sair!!
    o cumulo da idiotice acreditar numa historia dessas…..
    parabens novamente… li e compartilhei com orgulho!!

    Curtir

  11. Muito interessante e oportuno seu artigo. Quanto ao poder das redes sociais, não temos mais dúvidas, precisamos encontrar meios de utilizar as redes para atuar profissionalmente. Algumas atividades ainda não encontraram o caminho de utilizar as redes sociais. Mas estamos caminhando para isso. Cleriston Freire/Salvador-Ba.

    Curtir

  12. Maikon Says:

    cara entendi seu ponto de vista, vc q nao entendeu o da policia federal.

    rede social nao é coisa de crianca, TV/computador não é baba
    se vc tem isso em mente para seus filhos PARABENS,
    mas nao é assim q funciona no Brasil muitas criancas tem facebook
    e é mto egoismo da sua parte pensar “bem meu filho nao tem entao vou participar da campanha”

    de onde vc tirou q os pedofilos se escodem em fotos de desenhos??
    Os pedofilos usam as fotos infantis para ATRAIR as crianças
    e vc n pode achar um absurdo nao, isso acontece SIM, olha os “otakus” rapaz esse pessoal q vai em feira de comics etc …
    so pq na SUA infancia vc num era um fanatico nao quer dizer q os fanaticos não existao …

    e atrapalha as investigacoes sim … a foto no perfil é um importante filtro pra encontrar esses aliciadores

    é uma campanha mto bacana sim, mas, oq a PF diz faz sentido =(

    Curtir

  13. imortphy Says:

    parabens cara. acabou de ganhar um fãn , pois segunda eu ia fazer uma postagem em meu blog com o mesmo intuito e vejo que vc ja fez.ushuahsuhahs … VOU COPIA-LA MAIS VOU POR CREDITOS A TI OK ?

    Ja faz 3dias que estou debatendo em tudo qualquer canto que a policia num é troxa a esse ponto de usar um sistema de ” procura de imagens de desenho animado” em perfis para achar pedofilos, ta dificil a coisa tem MUITA Gente que não ta aderindo a esse PROTESTO tão inteligente e simples por causa de “copy´s” de texto sem vinculos nenhuns dizendo do tal “documento emitido pela PF” …
    novamente agradeço

    NAMASTE!

    Curtir

  14. Regina Mizael Says:

    Adorei parabéns:)

    Curtir

  15. FABY Says:

    QUANDO TODOS COMEÇAREM A PENSAR EM NOSSO PAIS COM RESPEITO MUDARA TUDO NAO TEMOS LEIS E NADA QUE NOS PROTEJA E QUANDO NOS POSICIONAMOS PARA TENTAR MUDAR ALGO SOMOS CRITICADOS

    Curtir

  16. paulinho cachoeira Says:

    olha eu gostaria de ressaltar a respeito da importancia da união que a sociedade vem demonstrando, que isso sirva de alerta para os espertalhões, estamos de olho e cuidado por que senão o jacaré te abraça !!!.

    Curtir

  17. Anonimo Says:

    eu acho errado, a ´policia faz sim uma busca e mudando a foto demora pois vão ter que entrar no álbum se for só uma pessoa ate vai, mais a busca e em milhões. porque não fazer a homenagem na capa? parem e pensem e não falem o que não sabem dificulta o trabalho sim porque como de grão em grão a galinha enche o papo
    se ela não comer vai morrer de fome.

    Curtir

  18. Rose Says:

    Acho que é valida a campanha sim, e é por pouco tempo, nao vai atrapalhar o trabalho da policia, policia tem n recursos p encontrar esses miseraveis!

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: