Alcachofras recheadas

A alcachofra se originou no sul da Europa, próximo ao Mediterrâneo por volta do século XII. Alguns séculos após, ela começou a ser cultivada também em Nápoles, na Itália e foi introduzida na França alguns anos depois por Catherine de Medici, rainha da França, esposa do rei Henry II. Os alemães introduziram a planta na Inglaterra e ela era encontrada no jardim do rei Henry VIII, na época era rei da Inglaterra, tendo também recebido o título de Lorde da Irlanda e mais tarde rei da Irlanda.

Séculos depois foi parar nos Estados Unidos pelas mãos de imigrantes franceses e espanhóis. Os europeus também foram os responsáveis pela vinda da alcachofra ao Brasil quase na mesma época.

A alcachofra (Cynara scolymus) ajuda na digestão e a ciarina presente na planta ajuda a melhorar as funções do fígado. É uma ótima escolha para pessoas que possuem problemas hepáticos, diabéticos, problema de reumatismo, ácido úrico e a arteriosclerose pois, além de diminuir o teor de gordura e glicose no sangue, ela ainda possui vários nutrientes de extrema importância para nosso organismo. Sem contar que ingerir alcachofra ajuda a eliminar gordura pois é diurética, desintoxicante, depurativa e promove a digestão não permitindo que elas se acumulem no organismo, ajudando a emagrecer.

Existem várias formas de se preparar a alcachofra, de acordo com a região, gostos e tradições. Escolhi uma receita muito fácil, mas não menos saborosa!

Alcachofras recheadas

Ingredientes

6 alcachofras

Recheio

2 xícaras de migalhas de pão
1/4 de xícara de azeitonas pretas picadas
1/2 colher (sopa) de alcaparras
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1/3 de xícara de queijo parmesão ralado
1/3 de xícara de azeite
presunto crú (de preferência presunto parma) ou aliche.

Modo de preparo

Em uma tigela junte todos os ingredientes do recheio e misture bem até formar uma farofa úmida.

À parte, limpe as alcachofras e corte o fundo para que elas possam ser apoiadas ao serem recehadas (veja a foto). Em uma panela grande, com três ou quatro centímetros de água, coloque as alcachofras inteiras e cozinhe com a panela tampada, até as pétalas ficarem macias (al dente).

Retire-as da panela, tire o miolo e os espinhos. Recheie as alcachofras com a farofa e coloque de volta na panela. Cozinhe com a panela tampada por mais 10 minutos, até o recheio ficar cozido. Sirva morno.

Você pode optar por outros recheios: aliche, no lugar do presunto; carne moída e linguiça toscana também combinam muito bem.

By Joemir Rosa.

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: