Malena Ernman

Sara Magdalena “Malena” Ernman é uma cantora sueca, escolhida pelo seu país, através da seleção nacional sueca, o Melodifestivalen, para representar o país no Festival Eurovisão da Canção 2009, que se aventurou no pop-ópera e agradou os nativos com a canção La voix (A voz, em francês). Malena Ernman classificou-se para a final do festival, conseguindo um 21º lugar, depois de cantar na 1ª semi-final do mesmo.

Nascida na cidade de Uppsala em 4 de Novembro de 1970, passou sua infância e seus anos escolares em Sandviken, uma pequena cidade conhecida na Suécia por produzir muitos artistas, principalmente de jazz. Ernman foi educada na Academia Real de Música em Estocolmo, no Conservatório Musical em Orleães, França e na escola da Ópera Real Sueca.

Malena Ernman é uma artista de concertos, altamente renomada, com apresentações em Roma, Madri, Paris, Londres, Los Angeles, Berlim e Tóquio, trabalhando com regentes como Esa Pekka Salonen, René Jacobs, Daniel Barenboim, Nikolaus Harnoncourt, Philippe Herreweghe, Herbert Blomstedt, Marc Minkowski, Daniel Harding e Sir Simon Rattle. Ela é hoje a artista de ópera mais solicitada da Suécia, tanto nacional quanto internacionalmente.

Malena também canta uma vasta gama de músicas modernas contemporânea que, com frequência, são escritas diretamente para ela por vários compositores como Sven David Sandström, Philippe Boesmans, Anders Hillborg, Fabian Müller and György Ligiti.

No primeiro dos videos abaixo, Malena faz uma bem humorada apresentação ao vivo no Melodifestivalen, em 2009, cantando Habanera, da ópera Carmen, de Bizet, versão em sueco. E no segundo, uma belíssima performance com Lascia Ch´io Pianga (Deixe-me chorar).

Espero que curtam!

By Joemir Rosa.

Uma resposta to “Malena Ernman”

  1. Francisco Cavaña Says:

    fantástica

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!