Crispy fried chicken

Lembram daqueles pedaços de frangos crocantes que eram vendidos naquela famosa rede de fast food? Pois é, eles duraram pouco por aqui (algumas filiais ainda estão no Rio de Janeiro e em outros estados), mas deixaram saudades.

Pelo menos eu preferia o frango frito crocante do que esses big sanduiches feitos com hamburguer de isopor e batatas fritas de papelão que andam por aí.

A receita de hoje é a que mais se aproxima daquele frango frito, crocante e sequinho! Garanto que o resultado final vale a pena.

O tempero também pode variar em função do gosto de cada um. Ervas, principalmente, são bem-vindas!

Frango frito crocante

Ingredientes

6 coxas de frango em temperatura ambiente
6 sobrecoxas de frango em temperatura ambiente
12 dentes de alho
sal a gosto
pimenta vermelha a gosto
1 kg de farinha de trigo
pimenta calabresa seca
500 g de farinha de milho amarela
400 g de cereal de milho (corn flakes, sem açúcar)
4 ovos batidos com duas colheres (sopa) de água
óleo para fritar
água

Modo de preparo

Em primeiro lugar, prepare a farinha de trigo, temperando-a com sal e pimenta calabresa seca. Reserve.

Triture, grosseiramente, a farinha de milho amarela e reserve.Triture, no liquidificador, o cereal de milho e reserve também.

Agora prepare uma pasta de temperos com o alho bem amassado, sal e a pimenta vermelha picadinha. Em seguida tempere bem as coxas e sobrecoxas com essa pasta de temperos e deixe tomar gosto por uns 30 minutos. Detalhe: o frango tem que estar à temperatura ambiente para não estourar quando fritar.

Após esse tempo, passe os pedaços de frango temperados pela farinha de trigo temperada, retire o excesso, passe nos ovos batidos e, em seguida, pela farinha de milho (aperte bem com as mãos e não deixe falhas). Deixe descansar por uns 10 minutos.

Retire o excesso de farinha de milho, passe pelos ovos batidos novamente e agora pelo cereal de milho triturado, apertando bem com as mãos. Novamente deixe descansar por mais 10 minutos.

A dica aqui é preparar tudo com antecedência para, depois, fritar.

Agora é hora de fritá-los. Em uma panela larga e funda, aqueça o óleo, o suficiente  para cobrir os pedaços e frite-os aos poucos (não mais que dois ou três pedaços de cada vez). Vire-os para que fiquem dourados por igual.

Tampe a panela, deixando uma pequena abertura. Despeje uma colher (sopa) de água e feche a panela. Tome cuidado para não se queimar com a pressão produzida dessa mistura da água fria com o óleo quente. Vá repetindo esse processo toda vez que ouvir o chiado forte do óleo até que o frango esteja cozido (uns 10 minutos).

Tire da panela e coloque em uma travessa com papel-toalha para que fiquem bem secos. Sirva quente acompanhados de batatas fritas de verdade!

Dica para as batatas fritas:

As batatas fritas ficam bem sequinhas e crocantes se, depois de cortadas você olocá-las em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, seque e frite em óleo bem quente e escorra em papel-toalha. Vão ficar crocantes e sequinhas!

By Joemir Rosa.

Uma resposta to “Crispy fried chicken”

  1. irani Says:

    Eu adorei a receita do frango crocante e a dica das batatas fritas …vou experimentar fazer os dois….obrigada pela gentileza…

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!