Sopa de cebolas gratinada

Em Paris, depois de alguma sessão cultural, tal como uma boa representação teatral, as pessoas tinham por hábito cear com uma sopa de cebolas gratinada. A mais famosa delas era servida no mercado de Paris, o “Les Halles”. Os franceses costumavam tomar sua Soupe  à l’Oignon acompanhada apenas de pão ou torradas e vinho tinto.

No Brasil ficou famosa a Sopa de Cebolas do Ceasa, criada para alimentar os pedreiros e construtores do Ceasa na década de 60, servida pelo Restaurante do Gouveia, acabou caindo na boca do povo – literalmente! – e passou a ser pedida certa entre os paulistanos de todas as classes sociais.

O caldo, bem quente e gratinado, servia para espantar o frio. Até 1994, quando o restaurante fechou, o prato era programa obrigatório nas noites frias de São Paulo. O Restaurante do Gouveia fechou, o do Ceasa também, mas a fama e a qualidade da Sopa de Cebola permaneceram.

Hoje a receita original foi patenteada e pertence à Sociedade Pestalozzi de Osasco. A sopa é servida em diversos buffets de sopas em restaurantes de São Paulo e parte das vendas é destinada à Sociedade Pestalozzi.

A receita à seguir é uma versão da Soupe Gratinée à l´Oignon, de origem francesa, com uma sugestão final de minha autoria:

Sopa gratinada de cebolas

Ingredientes

1 kg cebolas médias ou pequenas
4 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 litros de caldo de carne (2 tabletes)
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
fatias de pão italiano de 1 cm de espessura, tostadas ou croutons
queijo tipo suíço, gruyère ou parmesão a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça a manteiga em fogo médio, coloque as cebolas, o açúcar e refogue bem, mexendo sem parar, até que fiquem com a cor marrom (isto acontece com a adição do açúcar). Junte a farinha de trigo e cozinhe por um minuto.

Acrescente o caldo de carne, o vinho, o sal e a pimenta-do-reino. Aqueça até atingir o ponto de fervura. Abaixe o fogo e cozinhe lentamente em panela parcialmente tampada por meia hora. Aqueça o forno.

Coloque a sopa em 4 cumbucas refratárias e deposite-as em uma assadeira. Coloque uma fatia de pão em cada uma delas e cubra com o queijo ralado grosso.  Leve ao forno bem quente para gratinar. Sirva imediatamente, colocando as cumbucas sobre pratos individuais.

Minha sugestão, pra hora de servir, é colocar a sopa dentro de pães italianos, sem os miolos, previamente lambuzados com requeijão e queijo parmesão ralado. Leve ao forno por alguns minutos para derreter os queijos.

Sirva a sopa acompanhada de um bom vinho tinto, algumas torradinhas … e uma ótima companhia!!!

By Joemir Rosa.

3 Respostas to “Sopa de cebolas gratinada”

  1. Claudia Says:

    Hummmmmmmmmm!!!
    Eu levo o vinho!!!
    bjks

    Curtir

  2. Muito espetacular, no livro do Anthony Bourdain há uma bem parecida, só que com mais requintes de tortura gastronômica.
    Bacco.

    Curtir

  3. […] no blog eu falei sobre a origem da sopa e deixei receitas (Minestrone, Sopa de Cebolas Gratinada, Caldo Verde, Caldinho de Feijão) que, além de aquecer nossos corpos, são bem nutritivos e […]

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!