Polpettone

Em busca de um pouco de história desse delicioso prato, tive uma surpresa: contam que ele teria sido criado aqui no Brasil, mais especificamente em São Paulo. Porém, se pararmos para pensar um pouco, veremos que almôndegas, bolinhos e hamburgueres poderiam ter quase a mesma origem: sobras de carnes, ingredientes e temperos adaptados de acordo com a região, costumes e disponibnilidade.

Enfim, e para não ser injusto com nenhuma tradição, preferi não focar em nenhuma das histórias que encontrei, pois todas têm um fundo de verdade!

Foquei, sim, numa receita conhecida minha, desse prato saboroso, fácil de preparar e que vai bem em qualquer refeição. Espero que gostem!

Polpettone

Ingredientes

1/2 kg de carne moída
1 cebola ralada
1 ovo inteiro
1 pão francês amanhecido ralado
3 colheres (sopa) de leite
1 batata cozida e espremida
2 colheres (sopa) de salsinha picada
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
200 g de queijo mussarela ralado
óleo (para fritar)

Para empanar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de leite
3 ovos
3 xícaras (chá) de farinha de rosca

Modo de preparo

Em uma tigela grande, coloque a carne, a cebola, o ovo, o pão ralado e umedecido no leite, a batata e a salsinha. Tempere com sal e pimenta do reino. Misture tudo muito bem até que fique uma massa bem uniforme.

Umdeça as mãos e faça uma bolinha com um pouco da massa, amasse na palma da mão, coloque um pouco da mussarela ralada no meio e cubra com outra porção igual de carne. Feche a lateral com a ponta dos dedos e molde o polpettone nas mãos, até que fique bem moldado.

Bata ligeiramente os ovos com o leite e reserve. Passe o polpettone na farinha de trigo de forma que fique bem distribuída, tire o excesso, e depois na mistura de ovos com leite. Em seguida passe na farinha de rosca, tire o excesso também e reserve.

Prepare todos os polpettones e coloque-os na geladeira por meia hora, mais ou menos, para resfriarem.

Aqueça bem o óleo e frite até dourarem. Prepare um bom molho de tomates e sirva quente! Queijo parmesão ralado na hora de servir é uma boa pedida!

Para quem prefere evitar frituras, o polpettone pode ser assado (neste caso, não empane) ou até mesmo grelhado na churrasqueira.

Um ótimo feriado a todos e … bom apetite!!!

By Joe.

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: