Berinjela de forno

A berinjela é um dos legumes mais presentes na história da humanidade. Tudo indica que surgiu na Ásia, mais especificamente na Índia, há 6 mil anos e logo se tornou popular em todo o Oriente. Como diversos alimentos que consumimos hoje, ela também já foi usada para fins terapêuticos: na China, era misturada a sal-marinho e passada nos dentes para deixar as gengivas sadias.

Quando chegou ao Ocidente, porém, por volta do século 8, ganhou uma péssima fama, que a acompanhou até o século 19. Muitas pessoas diziam que o legume causava demência e epilepsia. A crença era tão forte que seu primeiro nome científico foi Solanum insanum.

A berinjela é um fruto que apresenta pouquíssimas calorias, embora poporcione uma grande sensação de saciedade, devido a sua composição riquíssima em fibras, principalmente a pectina.

Por ter sido muito difundida, seu cultivo ganhou algumas formas diferentes de acordo com a região, solo e quantidade de chuva, e sua preparação culinária ganhou reputação nas cozinhas de todo o mundo.

A receita de hoje é particularmente muito saborosa, bem ao gosto do brasileiro, com ingredientes que fazem parte do nosso dia-a-dia.

Berinjela de forno

Ingredientes

3 berinjelas médias
300 g de queijo mussarela ralada
1 lata de molho de tomate refogado
1 cebola grande picada fina
3 dentes de alho picados
1 pimentão ralado
azeite a gosto
sal a gosto
coentro fresco picado a gosto
pimenta vermelha ou calabresa a gosto
queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo

Corte as berinjelas em fatias grossas e polvilhe com bastante sal, espalhando bem para que as fatias estejam todas bem cobertas de sal. Coloque as fatias em um escorredor e deixe escorrer por uns trinta minutos. Em uma panela, coloque azeite e refogue o alho, acebola, o pimentão, o coentro, adicione o molho de tomate e deixe apurar. Acerte o sal com cuidado, pois a berinjela já estará salgada, e a pimenta.

Em um refratário, coloque um pouco de molho, uma camada de berinjela, outra de mussarela ralada, outra de molho, e assim até acabar as berinjelas, sendo a última camada de molho. Polvilhe queijo parmesão ralado a gosto e leve ao forno até derreter o queijo. Sirva com arroz branco ou pão sírio.

By Joe.

Uma resposta to “Berinjela de forno”

  1. Andrea Says:

    E uma Delicia….

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: