Batatas gratinadas

Fim de ano chegando e a correria começa! Ainda estamos em Outubro, mas os supermercados já estão abarrotados de panetones, columbas e aquelas outras coisas que se parecem todas com as duas anteriores. Todas penduradas entre os corredores, o que fica parecendo um corredor polonês gastronômico! Ou uma indicação de que os produtos ali nas alturas são destinados apenas à classes mais altas!

Com isso, cada vez mais, sobra menos tempo pra gente dispensar na cozinha preparando pratos complicados e demorados.

A receita de hoje vem no socorro de quem não está a fim de gastar horas pilotando um fogão. Basta pegar um frango assado na padoca da esquina, uma salada verde, que se prepara rapidinho, e está pronto o almoço!

Esta receita pode ser considerada como básica, o que dá margem para inúmeras adaptações de ingredientes. Cada um pode variar de acordo com o gosto e a disponibilidade dos ingredientes que estiverem à mão!

Aliás, quem quiser deixar a sua versão nos comentários, eu vou curtir saber!!

Batatas gratinadas

Ingredientes

1 kg de batatas
2 tabletes de caldo de galinha
400 ml de requeijão (pode ser light)
1/2 copo de leite
30 g de alho frito pronto (vendido em supermercados)
200 gr de mussarela ralada
200 gr de presunto magro ralado
100 g de queijo parmesão ralado
Azeite a gosto

Modo de preparo

Descasque as batatas, corte em rodelas médias, e leve ao fogo numa panela funda com água e os tabletes de caldo de galinha, para dar uma pré-cozida. Enquanto isso, num prato fundo, misture bem a mussarela e o presunto ralados. Numa panelinha, dissolva o requeijão com o leite para deixá-lo mais líquido.

Retire as batatas pré-cozidas e disponha em um refratário untado com azeite, na seguinte ordem: batatas, alho frito pronto (não abuse para não ficar com sabor muito marcante), o requeijão dissolvido no leite, a mistura de mussarela e presunto,  mais uma camada de batatas e mais requeijão. Espalhe o queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno para derreter os queijos e gratinar. Sirva quente.

Algumas variações na composição do prato: bacon picado (no lugar do alho); queijo cottage (é mais light que creme de leite ou requeijão); salsinha (nos supermercados encontra-se, na seção de temperos prontos, um mix de salsa, cebola e alho desidratados); peito de peru (no lugar do presunto com mussarela); queijo gorgonzola bem picado misturado ao requeijão também fica ótimo.

By Joe.

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: