Israel Kamakawiwo’ole
Israel Kamakawiwo’ole, nome artístico de Israel Ka‘ano‘i Kamakawiwo‘ole (20 de Maio de 1959, Honolulu – 26 de Junho de 1997, Honolulu), foi um cantor norte-americano, muito popular no seu estado, onde continua sendo, mesmo depois de sua morte. Era conhecido também pelo nome “Braddah IZ”.
No Havai, de onde é oriundo, sempre foi famoso, não só pela música, mas pelas letras que exprimiam o amor pela sua cultura e raízes. Israel era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos. Também nunca ocultou a sua posição a favor da independência do Havai e de defesa dos direitos dos havaianos.
Um de seus álbuns mais famosos foi “Facing the Future”, de 1993, trabalho que o lançou para a fama mundial, onde consta o tema “Over the Rainbow/What a Wonderful World”, uma versão que mistura dois clássicos da música dos E.U.A.: “Somewhere Over the Rainbow”, do filme “O Mágico de Oz”, e “What a Wonderful World”. Nela apenas se ouve a sua voz suave acompanhada pelo seu ukelele. Este album o consagrou e lhe rendeu vários prêmios.
“Over the Rainbow” aparece em diversos episódios de séries norte-americanas como Cold Case e E.R.; também foi trilha dos filmes Meet Joe Black (Encontro Marcado, de 1998), Finding Forrest (Encontrando Forrest, de 2000) e, mais recentemente, 50 First Dates (Como se fosse a primeira vez, de 2004).
Ao longo da sua carreira musical Iz debateu-se com muitos problemas de saúde relacionados com o peso excessivo, chegando a pesar 343 kg, para um corpo com 1,88 m. Faleceu aos 38 anos devido a problemas respiratórios causados pela obesidade mórbida.
Até hoje suas músicas ainda são tocadas em todos os cantos do Havai.
Ele criou um estilo contemporâneo da música tradicional havaiana ao gravar o clássico “Somewhere Over The Rainbow. Em 2001 foi lançado o cd “Alone In IZ World”, um álbum póstumo contendo vários sucessos e temas inéditos.
No vídeo abaixo, o clip desse grande sucesso, finalizado com cenas de seu funeral, quando suas cinzas foram lançadas ao mar.
By Joe.
04/10/2010 às 18:40
Lindo em todos os sentidos.
Beijão e parabéns pela escolha.
CurtirCurtir