Brigadeiro de copo

Há pouco tempo eu contei a história do brigadeiro, aquele doce de chocolate também conhecido como “negrinho”, numa versão diferente, feita com leite em pó. Até hoje a receita é uma das mais visitadas no blog.

Hoje estou trazendo uma receita que pode ser interpretada como mais uma versão desse doce, como sempre procuro fazer aqui no Demodelando. Trata-se de um brigadeiro de copo, muito cremoso e com um sabor bem exótico graças à combinação de dois de seus ingredientes.

Garanto que é uma sobremesa deliciosa!

Brigadeiro de copo

Ingredientes

600 g de morangos cortados em cubos
1/3 xícara (chá) de aceto balsâmico
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
150 g de chocolate meio amargo picado
200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly

Modo de preparo

Numa tigela coloque os morangos cortados em cubos, o aceto balsâmico e o açúcar. Misture e deixe marinando por, mais ou menos, duas horas. Nesse período o aceto balsâmico ficará saborizado pelo morango e formará uma deliciosa calda. Passadas as duas horas escorra bem os morangos numa peneira, reserve a calda e os morangos.

Em uma panela coloque as duas latas de leite condensado, a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre por, aproximadamente, oito minutos. Desligue o fogo e adicione o chocolate meio amargo picado, mexendo bem até derreter e formar uma massa homogênea. Em seguida acrescente a calda de aceto reservada e misture muito  bem até que fique bem cremoso.

Pegue 1/3 dessa mistura homogênea de chocolate, adicione o creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e misture bem até que fique um creme mais claro.

Em taças largas distribua os morangos peneirados; depois, uma camada de chocolate cremoso com aceto; por cima de tudo mais uma camada de chocolate com chantilly. Leve à geladeira para gelar. Sirva em seguida.

By Joe.

5 Respostas to “Brigadeiro de copo”

  1. […] de contar a história do brigadeiro e postar uma variante dela, feita com leite em pó, e do brigadeiro de copo, hoje trago uma outra opção dessa deliciosa sobremesa. E o melhor: muito fácil e rápida de […]

    Curtir

  2. […] deixo aqui os links novamente: brigadeiro de leite em pó (campeã de visitas semanais até hoje!), brigadeiro de copo e brigadeirão de leite de […]

    Curtir

  3. ola tubem amei esta receita tudo de bom ha o morango posso trocar por outra fruta?

    Curtir

    • Boa noite, Laiane!

      Desculpe a demora em responder!!

      Você pode, sim, fazer a troca do morango por outra fruta de sua preferência! O importante é que haja um certo contraste de sabores entre o doce do chocolate e o azedinho da fruta. Por exemplo, você pode trocar o morango por kiwi … mas nada impede que use pêssego, manga, maçã.

      Como eu digo sempre, a gastronomia é uma alquimia onde podemos ir testando ingredientes, sabores, texturas, sempre em busca do sabor perfeito (que é muito pessoal)!

      Faça alguns testes e depois me conte, ok?

      Uma ótima noite, de descanso e paz pra você!

      Beijos!

      Joemir Rosa
      http://www.demodelando.wordpress.com

      Curtir

  4. […] das páginas mais visitadas de todos os tempos deste blog, do Brigadeirão com Leite de Coco, do Brigadeiro de Copo, do Brigadeiro de Limão e dos Brigadeiros After […]

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: