Brigadeiro de leite em pó

O brigadeiro é um docinho de festa muito apreciado em todo o Brasil, particularmente nas áreas mais urbanas. Em algumas regiões do país ainda é chamado de “negrinho”, como nos tempos em que foi inventado, devido à sua cor.

Ele é conhecido em muitos países como “trufas brasileiras”, pois a textura macia e delicada do chocolate faz lembrar as trufas francesas, embora o brigadeiro seja bem mais doce que elas.

Até algum tempo, os brigadeiros eram sempre servidos nas festas infantis, logo depois de se cantar “Parabéns” e cortar o bolo. Hoje em dia o protocolo foi quebrado e as crianças (de todas as idades) liquidam os brigadeiros que enfeitam a mesa do bolo bem antes da hora programada.

A história desse doce, porém, é, no mínimo, diferente. Dizem que ele surgiu de uma campanha eleitoral, logo depois da Segunda Guerra Mundial.

Conta-se que naquela época havia uma certa dificuldade de se conseguir leite fresco e açúcar para a produção de doces. Então, alguém descobriu que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso. Mas ainda faltava batizar esse doce.

Na mesma época aconteciam as eleições para presidente do Brasil e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava um bordão engraçado, que ficou na boca do povo:

“Vote no Brigadeiro, que é bonito e é solteiro”.

Então suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato. E as mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do ‘santinho’ tradicional do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos.

Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, começaram a utilizar o chocolate granulado. Depois, outras variações de receitas foram criadas a partir da original.

A receita de hoje é, como eu sempre prefiro, uma dessas variações. Pra começar, não leva leite condensado. E pra deixar com um sabor ainda melhor, leva leite em pó! Garanto que o sabor é inesquecível, principalmente para aqueles que na infância adoravam misturar meio copo de leite em pó com um pouco de água e fazer um delicioso creme pra comer de colher!

Espero que curtam! Além de saboroso, tem bem menos calorias!

Ah, sim … o resultado das eleições? O Brigadeiro Eduardo Gomes perdeu a eleição para o Marechal Eurico Gaspar Dutra, que infelizmente, não teve nenhum doce com o seu nome.

Brigadeiro de leite em pó

Ingredientes

1 ½ xícara de água
1 ½ xícara de leite em pó
7 colheres (sopa) de chocolate em pó
½ xícara de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
chocolate granulado (ou leite em pó)

Modo de preparo

No liquidificador, bata a água com o leite em pó, o chocolate em pó e o açúcar. Transfira para uma panela e acrescente a colher de manteiga. Mexa em fogo médio até o doce se soltar da panela. Transfira o doce para um prato untado com manteiga. Faça bolinhas e passe no chocolate granulado.

Eu inovei e passei novamente no leite em pó. E fica também uma terceira sugestão: coco ralado fino!

By Joe.

15 Respostas to “Brigadeiro de leite em pó”

  1. […] de copo Há pouco tempo eu contei a história do brigadeiro, aquele doce de chocolate também conhecido como “negrinho”, numa versão diferente, […]

    Curtir

  2. […] de contar a história do brigadeiro e postar uma variante dela, feita com leite em pó, e do brigadeiro de copo, hoje trago uma outra […]

    Curtir

  3. […] de contar a história do brigadeiro e postar uma variante dela, feita com leite em pó, e do brigadeiro de copo, hoje trago uma outra […]

    Curtir

  4. Roseli Says:

    Fiz esse brigadeiro aqui em casa, deu muito certo, só recomendo colocar menos leite em pó e colocar mais chocolate em pó, fica mais gostoso.

    Curtir

  5. Natália Says:

    Querida, acho que estou fazendo algo errado, porque o meu brigadeiro não fica no ponto de fazer as bolinhas e f[não fica lisinho , ele fica meio pastoso. Me ajude, obrigada!!!!

    Curtir

  6. joana Says:

    Horrível! Muito ruim mesmo, não façam!

    Curtir

  7. joana Says:

    Fiz aqui em casa e não deu certo!

    Curtir

  8. Raquel Psharck Says:

    é a mão…

    Curtir

  9. karyna bedinoto Says:

    muito ruiM essa receita perdi um monte de ingredientes!!! NÃO FAÇAM!!!

    Curtir

  10. Quuee Merdaa Nãao prestoou Ficou moolee

    Curtir

  11. MARYA Says:

    O MEU NÃO DEU CERTO ACHO QUE DEIXEI PASSAR DO PONTO RSRSRSRS

    Curtir

  12. […] as receitas do Brigadeiro de Leite em Pó, uma das páginas mais visitadas de todos os tempos deste blog, do Brigadeirão com Leite de Coco, […]

    Curtir

  13. […] origem da coxinha de frango e deixei uma receita muito saborosa. Também já contei a história do brigadeiro (ou negrinho, como é chamado no sul do Brasil) e postei diversas receitas (variações) desse […]

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!