Pizza de picanha

Há algumas semanas eu postei uma receita de pizza e contei a história da mesma. Quem perdeu o post, é só clicar aqui.

Na ocasião eu comentei que pizza todo mundo tem sua receita, seu modo de preparar, seus recheios preferidos, sabores inusitados. Muitas cantinas oferecem pizzas doces, vegetarianas, integrais, com borda recheada, sem borda recheada, aberta, fechada, com mais recheio, com menos molho… Tudo para agradar os mais diferentes e apurados gostos.

Hoje decidi colocar uma receita que experimentei pela primeira vez em Caxias do Sul (RS), onde residi por uma temporada. De volta a São Paulo, procurei em diversas cantinas, sem sucesso. Então, decidi prepará-la em casa e confesso que o resultado foi muito bom. Hoje já existem algumas cantinas que servem algumas variações desta receita.

Trata-se de uma pizza de picanha, um tanto incomum para a maioria das pessoas, acredito. Para aqueles que gostam de ousar, como eu, sugiro experimentarem! E, por se tratar de picanha, vale a vontade do freguês: picanha mal passada, bem passada ou no ponto!

Pizza de picanha

Ingredientes

Massa

1/2 kg de farinha de trigo
1 copo de água morna
30 gr de fermento biológico fresco
1/2 xícara (chá) de azeite
3 colheres (chá) de sal
1 colher (café) de açúcar

Recheio

1 kg de picanha assada e cortada em tiras finas
molho de tomate temperado com orégano ou outro sabor ao seu gosto
1/2 kg de mussarela ralada
azeitonas verdes sem caroços cortadas em fatias grossas
1 pacote de batata-palha

Modo de preparo

Dissolva o fermento na água morna. Junte o azeite, o sal e o açúcar. Vá adicionando a farinha e trabalhando com as mãos até obter uma massa homogênea. Caso necessite de mais farinha, pode colocar. Trabalhe esta massa por uns 15 minutos ou até ficar lisa e soltando bolhas de ar. Deixe descansar por uns 40 minutos, coberta com um pano. Estique as pizzas, coloque em formas untadas, e de uma pré-assada por uns 10 minutos antes de colocar o recheio. Desta forma elas ficarão com uma textura crocante.

Para recheá-la, espalhe bem o molho sobre os discos. Em seguida, uma fina camada de mussarela ralada, espalhe as tiras de picanha assada por cima, as azeitonas verdes, regue com azeite e asse em forno alto de 15 a 20 minutos.

Antes de servir, espalhe a batata-palha sobre a pizza! Um bom vinho tinto encorpado complementa este prato!

By Joe

2 Respostas to “Pizza de picanha”

  1. […] especificamente de um sabor (ou vários) de pizza! Já postei as receitas da pizza enrolada, da pizza de picanha, da pizza de batata palha, e da fugazzeta, e sei que ainda publicarei outras no […]

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!