Waka Waka

A Copa do Mundo terminou para nós, brasileiros! Infelizmente, e mais uma vez, vamos ouvir aquela velha frase: “O Brasil vai ser hexa em … (agora é 2014)”! Então, só nos resta assistir às semi-finais e torcer para que alguma seleção sul-americana faça um papel mais bonito do que a nossa.

O video que estou postando hoje é a canção oficial da FIFA para a Copa do Mundo da África do Sul, 2010. Tem a performance muito linda da Shakira e do grupo Freshlyground, cantando e dançando o grande hit do momento, “Waka Waka”, uma canção inspirada na música “Zamina mina (Zangalewa)”, criada em 1986, por uma banda de Camarões chamada Golden Sounds. O interessante é o fato da música original ser uma homenagem aos Tiralleurs – soldados africanos que tombaram na Segunda Guerra Mundial.

Na versão atual, a música compara o futebol a um campo de batalha. Mas o sentido não passa de metáfora. A letra transformou um fato triste e trágico – a morte dos soldados africanos – em um significado alegre, no caso, a África sediando a Copa do Mundo. A ironia é que as seleções africanas, em especial a de Camarões (de onde foi inspirada a letra), foram sendo eliminadas nas duas primeiras fases. E a seleção de Gana, tendo vencido os Estados Unidos nas Oitavas de Final, também foi eliminada pelo Uruguai nas quartas de final.

O vídeo-clipe é lindo, trazendo imagens de atletas de todos os tempos, além da participação especial de Messi, Rafa Mendez, Dani Alves e outros. O rítmo é contagiante e a música muito alegre.

E, para finalizar, um pouquinho de Teoria da Conspiração: na língua Fang, “Waka” significa “faça isto/obedeça”, algo equivalente ao velho lema “Just Do It”, da Nike, patrocinadora da Copa.

Curtam música, dança e imagens de grandes atletas de todos os tempos, em jogos memoráveis!

By Joe.

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: