A história das coisas

A História das Coisas é um video que mostra como contribuimos, diariamente, para a destruição do nosso planeta. Mostra, passo a passo, a cadeia de eventos que vai da exploração dos recursos naturais, passando pelo produto manufaturado, distribuição, a compra e o descarte, até chegar ao lixão.

Não se trata de um documentário no estilo BBC ou National Geographic. Ele é explicado através de desenhos animados bem simples, numa linguagem também simples, o que o torna interessante e compreensível por qualquer pessoa, inclusive crianças pequenas.

A ideia é que educadores iniciem uma campanha de guerrilha contra os poluidores (desmatadores, fábricas e até nós mesmos), passando esse vídeo nas escolas. Não importa se não tem aula de ecologia, isso pode ser encaixado numa aula de história, geografia, moral e cívica, matemática, ou qualquer outra! O importante é plantar a semente em nossas crianças e adolescentes para garantir ao menos um futuro melhor para eles mesmos.

Importante também estabelecer algumas discussões com os próprios alunos, destacando questões do tipo “o que eu posso fazer?”, “como posso contribuir”, e é aí que entra o papel do educador, oferecendo alternativas. Vale a pena fazer pesquisas em sites que tratam de ecologia, buscar dicas, falar sobre a necessidade de se economizar água, energia elétrica, não utilizar materiais descartáveis, separar o lixo reciclável, etc.

O mais importante é deixar claro que todos nós podemos fazer alguma coisa para salvar o planeta e que só depende da gente mesmo. Claro que isso não acontece da noite para o dia, mas, quanto mais plantarmos essas sementes na mente das crianças, mais as ideias vão se espalhar e atingir um maior número de pessoas que irão consumir produtos ecologicamente corretos, e também fazer com que os produtores desenvolvam novos produtos de acordo com essas exigências.

Exemplo disso aconteceu recentemente no lançamento de novos modelos de iPods, pela Apple. Durante a apresentação houve um tópico que mostrou que o produto é um dos mais “limpos” da empresa, mostrando a não presença de componentes tóxicos, comumente presentes em aparelhos eletrônicos. Quando foi a última vez que você viu isso numa propaganda de algum produto?

Os tempos estão mudando, e os defensores do meio ambiente de hoje podem ser os líderes de amanhã, especialmente porque todos estão sentindo na pele os efeitos do modelo atual de “desenvolvimento”.

By Joe.

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: