Paella Valenciana

PaellaA paella (em castelhano e catalão) é um prato à base de arroz, típico da gastronomia espanhola e que tem as suas raízes na comunidade de Valencia  – daí que em Portugal seja comummente conhecido como Arroz à Valenciana.

Surgiu na Espanha, entre os séculos XV e XVI, na região de Valencia, mais especificamente na região de Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo levando arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango, que era muito caro para os padrões da época. E não demorou para que o prato chegasse ao litoral e ganhasse frutos do mar em sua receita. O tradicional prato espanhol é ideal para os amantes de camarões, lulas e mexilhões.

O prato é chamado paella devido à paellera ou paella valenciana, uma espécie de frigideira rasa com duas alças, de ferro ou aço, com diâmetro mínimo de 30 centímetros, onde são preparados vários pratos da culinária valenciana, como o arroz negro e o fideuá. O formato da paella favorece o cozimento do arroz por igual.

Há diversas receitas onde a paella é a união de vários alimentos característicos da região onde é preparada. Aqui no Brasil é normalmente preparada com frutos do mar, linguiça, lombo e frango. Além, claro, do arroz, azeite, tomate e o açafrão, que dá a cor amarela característica do prato.

Mas vamos à receita deste que é um dos prato mais saborosos da gastronomia internacional!

Paella Valenciana

Ingredientes

1 kg de frango inteiro em pedaços médios
300 gr de pescada branca em filés
250 gr de lula
250 gr de camarão sete barbas
250 gr de mariscos limpos
100 gr de lombo de porco
150 gr de linguiça portuguesa em fatias
6 unidades de camarão pistola
300 gr de arroz
1 lata de ervilha
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 pimentões vermelho cortados em triângulos
2 tomates picados sem pele
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de azeite
quanto baste de açafrão

Modo de preparo

Salgue todas as carnes separadamente e reserve. Em uma panela coloque a manteiga e o azeite e frite primeiro o frango até dourar. Retire e reserve. Depois frite, na mesma gordura, e reservando num recipiente a parte, os pedaços de peixe, lula, lombo e os camarões sete barbas.

Refogue, ainda nesta gordura, a cebola picada, o alho picado, os tomates sem pele e os pimentões cortados em triângulos. Coloque todas as carnes fritas reservadas de volta ao fogo, com uma xícara (chá) de água quente. Deixe no fogo por cerca de 15 minutos. Acrescente o arroz, o açafrão, os mariscos, a linguiça e 3 xícaras (chá) de água quente mexendo apenas uma vez.

Junte os 6 camarões que serão usados para enfeitar o prato e deixe no fogo baixo por cerca de 20 minutos. Cerca de 5 minutos antes de estar pronto, retire os camarões grandes, coloque as ervilhas e mexa. Reserve um pouco de água quente e acrescente se achar necessário. Depois de pronto deixe a panela tampada por 5 minutos antes de servir. Enfeite com os camarões grandes.

Sirva este tradicional prato espanhol com um vinho rosê gelado, não muito seco, de sua preferência.

By Joe.

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: