Mijadra
Não, caro leitor! Você não leu errado e eu também não errei no nome do prato desta semana!
A mijadra é um prato de origem persa que, na época medieval, foi muito conhecido por outros nomes. Atualmente, conforme a região ou o país, também é conhecido com outras denominações. No Egito é chamado de kushari; na Síria, de mudardara. Esse prato é preparado, com ligeiras variações, em vários países não-árabes do Mediterrâneo.
A mijadra é o prato dos pobres, por excelência. Popularizou-se no mundo árabe nos anos 40 e 50 do século passado por conta das sucessivas guerras e migrações. A facilidade de sua conservação e do transporte de seus ingredientes – arroz e lentilhas – ajudou a difundi-lo, sobretudo em períodos de conflitos sociais e guerras.
Um convidado à mesa de um árabe jamais será blindado com mijadra, fato que, sem dúvida, seria considerado uma ofensa. Porém, se o convidado solicita ao anfitrião, precisa e antecipadamente, um prato de mijadra, isso significa uma mútua confiança, exigência de austeridade e confissão tácita de humildade por parte do convidado.
Porém, entre quatro paredes, a mijadra não é um prato secundário, mas sim, o prato principal e alimento habitual para a maioria da população árabe.
História e etiquetas à parte, vamos, então, à receita, porque estamos aqui para saborear um delicioso prato e não para conversar! Ah, sim, como sempre, existem várias formas de preparo e com algumas variações de ingredientes e no preparo. Aqui, uma receita fácil de preparar, com ingredientes simples.
Mijadra
Ingredientes
6 cebolas grandes fatiadas bem fininho
1/2 colher (sopa) óleo
1/2 colher (sopa) azeite
1 xícara de arroz
1 xícara de lentilhas
sal a gosto
3 xícaras de água fervente
Modo de preparo
Lave bem o arroz e escorra. As lentilhas devem ser lavadas e ficar de molho por uma ou duas horas com em água misturada com 1 colher de sopa de fermento biológico em pó. Isto deixará as lentilhas bem macias. Depois, escorrra e lave bem.
Refogue a cebola no azeite e óleo em fogo médio até ficarem douradas. Mexa de vez em quando para evitar que queimem. Quando estiverem douradas, tempere com sal e reserve metade para decorar. Na outra metade, refogue o arroz na frigideira por 2 minutos e junte a lentilha. Passe tudo para uma panela e cubra com a água fervendo. Coloque sal, tomando cuidado para não exceder na quantidade.
Deixe cozinhar em fogo médio com a panela tampada. Se a água secar e o arroz e lentilha ainda não estiverem cozidos, acrescente mais 1/2 xícara de água fervendo. Quando estiver pronto, decore com a outra metade das cebolas e sirva em seguida com salada árabe.
Salada árabe
Ingredientes
2 pepinos
1 maço de hortelã
1 copo de coalhada fresca
sal a gosto
azeite a gosto
Modo de preparo
Descasque os pepinos deixando 3 tiras finas da casca e fatie em rodelas. Arrume em uma travessa e tempere com sal e azeite. Triture o maço de hortelã com a faca e salpique por cima das fatias de pepino metade da hortelã, despeje a coalhada por cima das fatias de pepino, salpique o restante da hortelã e sirva.
By Joe.
24/05/2010 às 18:00
Maravilhosa apresentação e lindo prato, que ao ser visto nesta hora da tarde dá água na boca.
abraços
CurtirCurtir
14/06/2010 às 10:13
[…] Principal: mijadra, prato libanês que aprendi com minha querida mãe e sucesso absoluto em […]
CurtirCurtir
30/09/2010 às 22:39
Adoro mijadra! Fiz sua receita e deu muuuuito certo!
CurtirCurtir
10/01/2013 às 20:31
[…] Mijadra. […]
CurtirCurtir