Frango frito crocante (Fried Chicken)
Lembram daqueles pedaços de frangos crocantes que eram vendidos naquela famosa rede de fast food? Pois é, eles duraram pouco por aqui (algumas filiais ainda estão no Rio de Janeiro e em outros estados), mas deixaram saudades.
Pelo menos eu preferia o frango crocante do que esses big sanduiches feitos com hamburguer de isopor e batatas fritas de papelão que andam por aí.
Fui atrás de uma receita que se aproximasse o mais possível daquela e encontrei uma que fica bem gostosa e crocante e o resultado final vale a pena.
O tempero também pode variar em função do gosto de cada um. Ervas, principalmente, são bem-vindas!
Frango frito crocante
Ingredientes
6 coxas de frango em temperatura ambiente
6 sobrecoxas de frango em temperatura ambiente
12 dentes de alho
sal a gosto
pimenta vermelha a gosto
1 kg de farinha de trigo
pimenta calabresa seca
500 g de farinha de milho amarela
400 g de cereal de milho (corn flakes, sem açúcar)
4 ovos batidos com duas colheres (sopa) de água
óleo para fritar
água
Modo de preparo
Para começar, vamos preparar todos os ingredientes: tempere a farinha de trigo com sal e pimenta calabresa seca. Reserve.
Triture, grosseiramente, a farinha de milho amarela. Reserve.Triture, no liquidificador, o cereal de milho. Reserve.
Prepare uma pasta de temperos com o alho bem amassado, sal e a pimenta vermelha.
Tempere bem as coxas e sobrecoxas com essa pasta de temperos e deixe tomar gosto por uns 30 minutos. O frango tem que estar à temperatura ambiente para não estourar quando fritar.
Após esse tempo, passe os pedaços de frango temperados pela farinha de trigo temperada, retire o excesso, passe nos ovos batidos e, em seguida, pela farinha de milho (aperte bem com as mãos). Deixe descansar por uns 10 minutos.
Retire o excesso de farinha de milho, passe pelos ovos batidos e agora pelo cereal de milho triturado (aperte bem com as mãos). Novamente deixe descansar por mais 10 minutos.
Agora é hora de fritá-los. Em uma panela larga e funda, aqueça o óleo, o suficiente para cobrir os pedaços e frite-os aos poucos (não mais que dois ou três pedaços de cada vez). Vire-os para que fiquem dourados por igual.
Tampe a panela, deixando uma pequena abertura. Despeje uma colher (sopa) de água e feche a panela. Tome cuidado para não se queimar com a pressão produzida dessa mistura da água fria com o óleo quente. Vá repetindo esse processo quando ouvir o chiado forte do óleo até que o frango esteja cozido (uns 20 minutos).
Tire da panela e coloque numa travessa com papel toalha para que fiquem bem secos. Sirva quente acompanhados de batatas fritas de verdade!
Dica
As batatas fritas ficam bem sequinhas e crocantes se, depois de cortadas você colocá-las em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, seque e frite em óleo bem quente e escorra em papel-toalha. Vão ficar crocantes e sequinhas!
By Joe
19/09/2009 às 17:46
Hummmmmmm!!!!!!!!!!!
Deu água na boca!!!!!
Não sou fã de cerveja mas numa tarde de verão deve ser delicioso saborear uma geladinha com esse frango
bssssssss
CurtirCurtir
19/09/2009 às 21:57
Um grande beijo amigo que só faz a gente ter tentações… com estas receitas deliciosas!!!
CurtirCurtir
28/04/2012 às 11:44
Qual o efeito produzido pela mistura da água com o óleo?
CurtirCurtir
15/07/2013 às 0:36
Gostei muito da receita. Parabéns!
CurtirCurtir