Torta de liquidificador
A sugestão deste sábado não tem história e nem artistas vinculados. Porém, ela é ótima para um lanche de fim de tarde ou um sábado à noite, para quem quer fugir um pouco daquela pizza nossa de cada fim de semana.
A receita é bem simples de preparar e pode ser feita no liquidificador. O que diferencia esta receita de outras tantas é a massa, que fica bem leve e aerada. O recheio fica a critério de cada um, podendo variar de acordo com a vontade e o gosto de cada pessoa. Eu curto muito o recheio de frango e também o de carne moída refogada. Outras opções são: palmito; camarão com catupiry; queijo, presunto e orégano; ou legumes.
Se alguém tiver outras sugestões de recheios, pode deixar nos comentários, não esquecendo o modo de preparar, ok?
Vamos à receita!
Torta de liquidificador
Ingredientes
Massa
2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1 tablete de caldo de galinha
1 colher (sopa) de açúcar
20 gr de fermento biológico seco instantâneo (equivale a 45 g de fermento biológico fresco)
queijo parmesão ralado grosso
Recheio
1 peito de frango (em torno de 500 gr)
1 colher de azeite
2 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
1 lata de ervilhas ou milho
1 tomate grande picado, sem sementes
1 xícara de leite
1 copo de requeijão (sugiro sabor cheddar)
Modo de preparo
Massa: coloque o leite numa panela e leve ao fogo até amornar. Retire do fogo e despeje no liquidificador. Adicione o azeite (reserve 1 colher de sopa), a farinha de trigo, os ovos, o sal e o açúcar. Bata até obter uma mistura homogênea. Acrescente o fermento e bata apenas por alguns segundos. Cubra o copo do liquidificador com filme plástico e deixe descansar por 60 minutos, até a massa dobrar de volume. Se o copo de liquidificador for de 1 litro, sugiro dividir a massar em outro recipiente pois ela cresce bastante e fica bem aerada.
Pré-aqueça o forno à temperatura média (180ºC).
Recheio: cozinhe o peito de frango em panela de pressão e depois desfie bem. Em uma panela, com uma colher de azeite, refogue o alho e as cebolas. Adicione o frango desfiado e refogue bem, acertando o sal e a pimenta. Adicione a ervilha (ou milho), os tomates e misture tudo. Cuide para que o recheio não fique seco. Reserve.
Numa panela pequena coloque o requeijão e o leite, leve ao fogo baixo e dissolva tudo muito bem até obter um creme. Despeje sobre o frango reservado e misture bem. Com o azeite de oliva reservado, unte uma assadeira de 30 cm de diâmetro e polvilhe com farinha de trigo. Em seguida, despeje metade da massa e distribua uniformemente o recheio. Cubra com o restante da massa, polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno por 50 minutos, ou até a torta dourar. Retire do forno, fatie e sirva.
Vinho tinto ou cerveja são bons acompanhamentos!
By Joe.
12/09/2009 às 15:40
Eu particularmente amoooo torta salgada. Não conhecia essa massa deve ficar bem gostosa, além de até eu rsrsr ser capaz de faze-la.
Quanto ao recheio uma sugestão para quando a geladeira está vazia, (o bolso també rrsrs) é uma salada de tomates cortados em fatias e muita cebola fatiada, coloque os tempreros que mais goste em saladas e recheie a torta, se quiser pode acrescentar uma lata de atum e outra de milho e ervilhas.
Ah, combina bem com coca zero também rsrsrs
bjsssssssssss
CurtirCurtir
10/08/2010 às 19:33
fiz a torta com o pacotinho do fermento e a torta não cresceu…. fiquei muito frustrada porque achei sua receita otimaaaa….. bjos
CurtirCurtir
25/03/2017 às 7:47
Faltou o sal na massa.
CurtirCurtir
25/03/2017 às 10:52
Nos ingredientes para a massa ja consta o tablete de caldo de galinha (pode ser de legumes tbm), suficiente para salgar a massa!
CurtirCurtir