Arroz doce

Arroz doceApesar da origem ser atribuída aos nossos patrícios, o arroz cozido em leite e açúcar tem registros que datam do século VI a.C. A chegada da cana-da-índia ao Oriente Médio, onde já se cultivava o arroz, marca a origem desta deliciosa sobremesa que resiste ao tempo e chega até nossos dias.

Em Portugal, essa sobremesa é obrigatória nos dias de festas de todos os tipos, há muito tempo. Por ser conhecido como “arroz-de-festa”, deu origem à referência que se faz a pessoas que estão em todos os eventos possíveis.

Presente nas mesas de todo o mundo, por aqui não foi diferente e marca a lembrança da infância de muita gente como uma das merendas mais comuns nas escolas de todo o Brasil, ou preparado pelas nossas avós!

Uma rápida pesquisa e encontraremos as mais diversas variações de receitas: com calda de chocolate, coco ralado, vinho, doce de leite, amendoim torrado, cachaça, queijo minas, etc, etc, etc., o que nos faz chegar à conclusão que cada um encontrou uma fórmula diferente de prepará-lo, de acordo com seu gosto e talento.

Até em New York essas variações todas foram compiladas em um lugar exótico chamado Rice to Riches (www.ricetoriches.com), onde a especialidade é, exatamente, o Rice Pudding, como é chamado na língua inglesa. Por lá é possível experimentar diversas combinações com frutas da estação, sem conservantes ou corantes artificiais, desde as mais simples (coco, baunilha, framboesa) até as mais sofisticadas, em porções que podem ser servidas quentes ou geladas.

Tradicionalmente, o arroz doce português – que é o mais popular no Brasil – tem preparo bem simples, à base de arroz, açúcar e leite, aromatizado com canela e raspas de limão.

Entre as várias receitas que conheço, destaco a que segue, por sua facilidade e cremosidade final.

Arroz Doce

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz
4 xícaras (chá) de água
1 pitada de sal
2 gemas de ovos
2 litros de leite
aparas de casca de limão
canela em pau
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de açúcar
canela em pó

Modo de preparo

Em uma panela coloque o arroz com a água, a pitade de sal e cozinhe em fogo baixo até a água secar. Misture as gemas no arroz, deixando impregnar bem. Leve ao fogo baixo com quatro xícaras de leite, as aparas de casca de limão e a canela em pau.

Vá acrescentando o leite aos poucos, deixando o arroz cozinhar bem até ficar cremoso. Nesse ponto, acrescente o leite condensado, o creme de leite e acerte o açúcar ao seu gosto, misturando bem.

Coloque em vasilhas pequenas, salpicando com canela em pó.

Dica: o açúcar deve ser colocado por último para que a química do doce fique perfeita e no ponto certo.

By Joe.

2 Respostas to “Arroz doce”

  1. Márcia B. Says:

    Eu adoro arroz doce!!!! Beijo!

    Curtir

  2. Fiz o seu arroz doce e ficou ótimo! Tudo bem? Recebi os textos e adorei!
    Quanto ao livro chega a ser ilário… pois ver a senhora morte repleta de dedos é um lado interessante… você já leu este livro?
    Beijos e uma ótima semana!

    Curtir

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: