Quibe de bandeja
Como já havia comentado na semana passada sobre palavras de origem estrangeira que acabam se adaptando à língua portuguesa, também este prato foi adotado em nosso país com grafias diferentes: kibe, quibe, kibbe, quibi e outras, dependendo da região do país.
O prato é muito conhecido em várias partes do mundo e sua origem remonta à “cuisine levantine”, durante o Império Otomano. Seu nome deriva de “kubbah” que significa bola, em árabe. De qualquer forma, é um prato que está sempre associado à árabes e turcos. Mas faz sucesso no Iraque, na Jordânia, Síria, Palestina, Líbano, Chipre, Armênia, República Dominicana, Brasil e, claro, Turquia e península Arábica.
Variações no preparo existem diversas. Uma delas é o quibe de bandeja, assado em forno ao invés de frito em óleo. Ótima opção para quem quer um prato um pouco mais leve. Quanto ao recheio do quibe, existem variações que ficam ao sabor de cada um. Experimente todas! Alguns preparam apenas a massa de carne, trigo para quibe e temperos. Outros optam pelo recheio de tomate picado, uma vez que, durante o processo de assamento, o tomate solta água, deixando a carne mais úmida e menos ressecada. E tem os que prefiram rechear a massa com mais carne moída, temperada e ligeiramente refogada. Queijo e presunto, ricota temperada com espinafre e outros recheios valem a pena serem experimentados também. Invente o seu!
Aqui, a receita da minha versão predileta, com recheio de requeijão cremoso.
Quibe de bandeja
Ingredientes
500 gr trigo para quibe
1,2 kg carne moída (patinho) duas vezes
2 cebolas grandes raladas
6 dentes de alho espremidos
1/2 maço de cheiro verde picado
1/2 maço de hortelã picado
2 tomates picados, sem pele e sem sementes
pimenta síria a gosto
sal a gosto
1 copo de requeijão cremoso
100 gr de manteiga
Modo de preparo
Deixe o trigo de molho por, aproximadamente, duas horas para hidratar. Depois esprema bem com as mãos ou coloque dentro de um pano de prato e torça para tirar o excesso de água. Misture com a carne moída, o alho espremido, o cheiro verde, a hortelã, os tomates picados, a pimenta síria e acerte o sal. Misture bem e aperte para dar liga.
Unte uma assadeira média com manteiga (ou azeite), coloque metade da mistura e espalhe uniformemente com um garfo. Distribua o requeijão de maneira uniforme e cubra com a outra parte da massa. Corte em quadrados (ou losangos) do tamanho desejado, derreta e espalhe a manteiga (ou azeite de oliva) por cima da carne. Leve ao forno pré-aquecido, em fogo médio, por aproximadamente, uma hora.
Sirva com arroz branco e salada de tomates ou salada verde temperada com
Molho de iogurte
Ingredientes
1 pote de iogurte desnatado
1 dente de alho bem picado ou alho desidratado
suco de um limão
folhas de hortelã
sal e azeite de oliva a gosto
Modo de preparo
Misture bem todos os ingredientes e coloque em uma molheira.
O que achou do post acima? Deixe seus comentários!