Fondue Bourguignonne

Fondue BourguignonneO fondue de carne foi uma criação dos operários da Borgonha. Como os vinhateiros tinham que comer no meio do vinhedo, criaram uma solução, que era manter um pote com óleo em ebulição no meio do campo que estava sendo trabalhado. Na hora em que conseguiam fazer suas refeições mergulhavam pedaços de carne neste pote e fritavam-na. Daí surgiu a Fondue Bourguignon, da Borgonha.

Bem mais simples que a Fondue de Queijos, as receitas variam quanto ao tipo de  de carnes: bovina, frango e de porco são as mais comuns. No mais, os molhos que acompanham também variam de acordo com o seu paladar: molho tártaro, rosé, maionese e até, simplesmente, molho de soja!

Fondue de carne

Ingredientes

300 g de filé mignon ou maminha por pessoa
óleo de milho
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Corte a carne em cubos de, mais ou menos, 2 a 3 cm. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Retire a carne da geladeira 30 minutos antes de servir. Coloque-a numa tigela e cubra até a hora de servir. Coloque um prato para cada convidado e talheres. Embora algumas pessoas costumem se servir diretamente com o garfo utilizado para a fritura da carne, aconselho que haja outro garfo ao lado do prato, não só por motivos de higiene, mas também para evitar acidentes. O garfo sai extremamente quente da panela e, se levado à boca, pode queimar. Assim, após a fritura da carne, esta será colocada no prato com o auxílio do garfo individual e mergulhada no molho escolhido para então ser consumida.

O óleo deve ser aquecido primeiramente na chama do fogão para atingir a temperatura necessária. Na França existe um óleo especial para fondue, aromatizado com ervas. O que não impede que se faça em casa o mesmo processo, colocando no óleo alguns ramos de ervas aromáticas como tomilho, alecrim, etc, e não esquecendo de retirá-las na hora de aquecimento do óleo. Isto minimiza o cheiro de fritura que se espalha pelo ambiente.

O óleo deve estar suficientemente aquecido para que os pedaços de carne colocados nele fritem com alguma rapidez. Não se aconselho que a mesma panela de fondue seja utilizada para mais que 6 pessoas, pois o acúmulo de pedaços pode fazer com que a temperatura do óleo caia. A carne estará no ponto quando começar a dourar. Pode-se fritar, junto, pedaços de cebola, pimentão, cogumelos, etc. Depois de fritos é só passar por um dos molhos e comer.

O vinho indicado, neste caso, é um bom tinto, como um Bordeaux jovem, ou os italianos Bardolino e Valpolicella e tintos mais ligeiros da Argentina e do Chile!

By Joe.

O que achou do post acima? Deixe seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: